Informativo Trilhas de Conhecimentos | 12 de setembro de 2010

Prezado assinante,

Esta edição do nosso boletim vem informar que já está pronto o DVD Master do Curso de Educação Escolar Indígena: subsídios para a gestão etnoterritorializada, e também sobre a convocação da Secretaria de Educação Superior – SESu e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, para que as Instituições de Ensino Superior - IES apresentem propostas de criação de novos grupos, no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET, que inclui grupos de estudantes indígenas. O edital foi prorrogado até 17 de setembro.









Lançado o DVD do curso de Educação Escolar Indígena

O Curso de Educação Escolar Indígena: subsídios para a gestão etnoterritorializada foi promovido por meio de uma parceria entre o Projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil/LACED-Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena (CGEEI)/Secad-MEC e a FGV Online – o programa de Ensino a Distância da Fundação Getúlio Vargas, para o oferecimento de cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Com o DVD, agora é possível distribuir o curso para todo o Brasil, e ele pode ser utilizado como base de treinamentos ou mesmo na Universidade Aberta. Já existem tutores formados pela FGV e outros que têm tutorado cursos para o MEC que podem executar as tarefas.

"Esse projeto coordenado pelo Prof. Antonio Carlos - pesquisador brilhante e dedicado que, com generosidade, buscou compartilhar seu conhecimento sobre a temática dos povos indígenas com os demais interessados - já está ganhando repercussão. Devido à complexidade e ineditismo do projeto, o desenvolvimento dos cursos durou mais de um ano. Com uma seleção criteriosa de textos, autores, imagens, vídeos e músicas, nasceu o programa formado por três disciplinas on-line: Situação Atual dos Povos Indígenas no Brasil e Seu Contexto, Direitos Indígenas e Políticas Indigenistas e Educação Indígena”, afirma Sophia Roslindo Pimenta - coordenadora de cursos customizados do FGV Online. O trabalho contou com o suporte financeiro da Fundação Ford, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso tem o objetivo de capacitar gestores e técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação, assim como de universidades, que estejam atuando na formação superior de indígenas. O programa está sendo ofertado pelo FGV Online, com o acompanhamento de professores tutores e gestores selecionados pelo MEC. De acordo com Sophia Pimenta, “como a procura pelo curso foi muito superior ao número de vagas existentes, foi criado um DVD com todo o conteúdo produzido para que o MEC possa distribuí-lo aos demais interessados, fomentando, assim, o debate e a reflexão sobre os indígenas e a história do Brasil.”

Segundo o Professor Antonio Carlos de Souza Lima, coordenador do Trilhas, esse curso deverá fornecer elementos para a percepção e o trabalho com as múltiplas dimensões dos diversos desafios e necessidades enfrentados pelos estudantes indígenas. Além disso, ele enfatiza que “nos distintos níveis de ensino, este curso deverá qualificar os gestores universitários e de secretarias estaduais e municipais de educação, tornando-os capazes de pensar em como transformar os sistemas de ensino e as universidades, de modo a garantir a execução efetiva da educação indígena em todos os seus níveis e em especial a diversidade sociocultural no ensino superior”.

Maiores informações podem ser obtidas em:

Fundação Getúlio Vargas - FGV

Os interessados podem adquirir cópias do DVD no endereço:

Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena
SECAD-Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios
Bloco L - 2º. andar, sala 200
Brasília - DF
CEP: 70 047 - 900
Ou pelo telefone (061 XX) 2022-9057 e pelo mail susanaguimaraes@mec.gov.br.



Prorrogado Edital do Programa de Educação Tutorial - PET 2010

Foi prorrogado o prazo de inscrição do Edital Nº 9, Programa de Educação Tutorial - PET 2010 – MEC/SESu/SECAD, para o dia 17 de setembro. O programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES - do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Entre seus objetivos, podemos destacar o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, bem como a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Clique aqui e conheça o Edital.

Tenha uma boa leitura!





© 2010 Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser reescrito ou redistribuído sem prévia autorização

Caso não queira mais receber essa newsletter envie um email para informativo@trilhasdeconhecimentos.etc.br com o assunto REMOVER