Informativo Trilhas de Conhecimentos | 13 de maio de 2009
Prezado assinante,

Nesta edição do informativo do Portal Trilhas de Conhecimentos você terá informações do I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas, que será realizado do dia 14 a 17 de julho de 2009, em Brasília.

Trazemos, ainda, a íntegra do 8º Edital de Convocação MEC/Secad, referente ao Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas – PROLIND, publicado no Diário Oficial da União.

Tenha uma boa leitura!








I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas será em Brasília

Entre os dias 14 e 17 de julho, será realizado, no Campus da Universidade de Brasília, o I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas. O evento tem em sua coordenação executiva o Centro Indígena de Estudos e Pesquisa – Cinep, o Departamento de Antropologia – DAN da Universidade de Brasília/UnB, o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas – CEPPAC/UnB, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Secad do Ministério da Educação/MEC, a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, o Instituto Internacional de Educação do Brasil – IIEB e o Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED/Museu Nacional.

O I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas, tem ainda a parceria do Decanato de Extensão – DEX da UnB, do Instituto de Ciências Sociais - ICS/UnB e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB. Serão, aproximadamente, 700 participantes, entre lideranças, homens e mulheres, de organizações e comunidades indígenas, diferentes especialistas e sabedores indígenas (pajés, artesãos, especialistas em construções de canoas, músicos, cantores, pintores, artistas plásticos, desenhistas, escritores, etc), estudantes e pesquisadores indígenas (ativos nas universidades) e técnicos e profissionais indígenas (advogados, antropólogos, pedagogos, professores, agentes de saúde, agentes ambientais, comerciantes, etc). Também serão admitidas a inscrição e participação de 50 estudantes de áreas afins não-índios e mais 50 convidados especiais nacionais e internacionais. O evento, ao todo, contará aproximadamente com 600 participantes. Os grupos de participantes (caravanas) serão distribuídos por quatro regiões geográficas do país, a saber: Região Norte/Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste e Sul/Sudeste.

De acordo com a organização, o I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas que será em Brasília tem os seguintes objetivos:

· Sistematizar elementos para a elaboração de uma proposta para uma política de educação superior para os povos indígenas.
· Intensificar o diálogo qualificado dos povos indígenas, por meio do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas - CINEP, com os órgãos e instituições de educação superior.
· Disseminar os aspectos relevantes das experiências de acesso de indígenas às universidades: problemas, dificuldades, desafios, conquistas, possibilidades e perspectivas.
· Divulgar informações quanto ao perfil dos estudantes indígenas do ensino superior e o perfil institucional e programático dos programas oferecidos aos índios na educação superior.
· Estimular o diálogo qualificado e a geração de compromisso mútuo entre estudantes, profissionais, pesquisadores, sabedores tradicionais e lideranças do movimento indígena, na busca por um equilíbrio entre as perspectivas em jogo, por meio da valorização da autonomia das comunidades indígenas, dos diferentes horizontes sócio-culturais, das carreiras de profissionais indígenas, e dos saberes tradicionais frente aos científicos.
· Divulgar a produção intelectual tradicional e científica dos povos indígenas em diversas áreas de conhecimento: música, pintura, desenho, história, educação, antropologia, sociologia, medicina, entre outros.

Maiores Informações podem ser obtidas no CINEP pelo email: cinep@cinep.org.br


Clique aqui e conheça a programação do evento.


Lançado Edital do Prolind 2009

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação – Secad/MEC, lançou o Edital de Convocação nº 8, pelo qual as Instituições de Educação Superior são convocadas a participar do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas – PROLIND.
O Edital convoca as Instituições de Educação Superior - IES públicas, federais e estaduais, a apresentarem propostas de projetos de cursos de licenciaturas específicas para formação de professores indígenas. O Edital 2009 tem como objetivo específico apoiar os projetos de curso na área das Licenciaturas Interculturais para formar professores indígenas para a docência no segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio de suas comunidades em consonância com a realidade social e cultural específica de cada povo e segundo a legislação nacional que trata da educação escolar indígena.


Conheça a íntegra do edital:

- Parte 1
- Parte 2
- Parte 3



© 2009 Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser reescrito ou redistribuído sem prévia autorização

Caso não queira mais receber essa newsletter envie um email para informativo@trilhasdeconhecimentos.etc.br com o assunto REMOVER