Informativo Trilhas de Conhecimentos | 14 de setembro de 2009

Prezado assinante,

A presente edição do informativo do Portal Trilhas de Conhecimentos traz a Portaria CAPES nº 90, que institui, no âmbito do Programa Observatório da Educação, o Observatório da Educação Escolar Indígena, a ser implementado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.








O informativo apresenta, ainda no âmbito do MEC/SECAD, a Portaria nº 99, que institui a Comissão de Avaliação de Material Didático e Instrucional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a para a implementação da Lei n° 10.639/03; o Edital nº 12, que convoca as instituições públicas de ensino superior e as entidades de direito privado sem fins lucrativos, que possuam pesquisas e experiências comprovadas junto a povos indígenas brasileiros, para apresentarem propostas de projetos de material didático voltado à educação básica. Por fim, o Edital de Convocação nº 13, voltado às organizações indígenas e indigenistas - que atuam na área da educação escolar indígena - para apresentarem projetos de natureza inovadora, na área da educação básica intercultural indígena, voltados para a formação de docentes e gestores.

Trazemos, também, o edital de convocação nº 19, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, que dispõe sobre a apresentação e seleção de projetos de artefinalização e publicação de material didático indígena que forem encaminhados por povos indígenas do Brasil e seus parceiros.

Pedimos a atenção dos leitores para informar que os editais do MEC/SECAD supracitados foram postergados até o dia 18 de setembro.

Além disso, divulgamos um comunicado do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas - CINEP sobre um levantamento das publicações produzidas por indígenas no Brasil que está sendo realizado pela instituição. Apresentamos, também, um vídeo com do Programa Carreiras, da TV Justiça, com uma entrevista com o advogado Vilmar Guarany, assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas - APIB e coordenador nacional do Observatório de Direitos Indígenas – ODIN.

Tenha uma boa leitura!


Comunicado do CINEP

O CENTRO INDÍGENA DE ESTUDOS E PESQUISAS – CINEP está realizando o levantamento das publicações produzidas por indígenas no Brasil.

Esse levantamento será sistematizado num banco de dados que ficará acessível para pesquisas e subsídio técnico.

Solicitamos a todos os indígenas que nos encaminhe seu material, constando no referido documento os créditos e seus respectivos contatos.
Agradecemos a colaboração de todos.

Atenciosamente,

CINEP
(61) 3225-4349
cinep@cinep.org.br


Assista o advogado indígena Vilmar Guarany na TV Justiça

Nesta entrevista, concedida ao programa Carreiras, da TV Justiça, o advogado e mestre em Direito, Vilmar Guarany, fala sobre as conquistas alcançadas pelos advogados indígenas, apresenta a bibliografia, nacional e internacional, que trata dos direitos indígenas e do direito territorial indígena e faz um balanço do momento atual para este profissional. Clique no vídeo e confira:

http://www.youtube.com/watch?v=NiAEUrGTlfc


Clique aqui e conheça a Portaria Capes nº 90

Clique aqui e leia a Portaria nº 99

Clique aqui e conheça o Edital nº 12

Clique aqui e veja o Edital de Convocação nº 13

Clique aqui e veja o Edital de Convocação nº 19



© 2009 Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser reescrito ou redistribuído sem prévia autorização

Caso não queira mais receber essa newsletter envie um email para informativo@trilhasdeconhecimentos.etc.br com o assunto REMOVER