Informativo Trilhas de Conhecimentos | 9 de fevereiro de 2009
Prezado assinante,

Nesta edição do informativo do Portal Trilhas de Conhecimentos você saberá como foi a Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Alto Rio Negro, realizada entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2008, na Maloca da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro – FOIRN - em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Aproveitamos para informar que a Conferência Regional do Sul, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, será realizada em Curitiba, no final do mês de abril. A data ainda não foi definida, porque a proposta pela comissão organizadora, que seria de 22 a 25 de abril, é o período em que os povos indígenas do Paraná já têm atividades programadas na semana. A sugestão é que a regional seja realizada entre os dias 27 e 30 de abril. O Paraná foi escolhido para sediar a regional por ser geograficamente o local central em relação aos demais estados.
As conferências regionais são a preparação, em todo o país, para a participação na I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena – CONEEI, lançada no dia 02 de dezembro de 2008, em Brasília, e que será realizada entre os dias 21 e 25 de setembro.

Tenha uma boa leitura!








Realizada Conferência Regional do Alto Rio Negro


Entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2008 foi realizada a Conferência Regional do Alto Rio Negro, que é uma convocação preparatória para outubro de 2009, quando será realizada a I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena – CONEEI, cujo tema é a Política de Educação Escolar Indígena no Estado Brasileiro. A Conferência Regional do Alto Rio Negro foi a primeira das conferências preparatórias locais e regionais, que tiveram início no segundo semestre de 2008.

Participaram desta primeira etapa 200 delegados, sendo 140 representantes dos povos indígenas de 20 das 23 etnias do Território Etnoeducacional do Alto Rio Negro e 60 institucionais. Estiveram presentes, ainda, 40 observadores credenciados e 60 visitantes ocasionais. No total, dos cerca de 300 participantes, foram contabilizados 220 indígenas e 80 não-indígenas ao longo desta etapa regional.

De acordo com José Ivan Aquino, gestor governamental da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena/Secad/MEC, é importante a realização das 18 edições regionais, pois a partir delas serão indicados os delegados indígenas e das instituições para participar da conferência nacional em Brasília, em setembro próximo. "A visão da conferência é aperfeiçoar o atendimento no campo da educação escolar indígena ouvindo os indígenas e as organizações governamentais em um recorte de gestão etnoterritorializada", afirma José Ivan.

Gersem dos Santos Baniwa, Coordenador de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Secad/MEC, acredita que de fato as comunidades indígenas, as lideranças e os alunos estão dando muita importância para o evento. "Os debates foram de alta qualidade, o que significa que nos últimos anos houve uma evolução e que eles estão aprofundando as experiências deles com o processo escolar". E completa: "eles estão dominando o processo, cientes dos avanços, das conquistas e também onde estão os gargalos, as dificuldades a serem enfrentadas".

Por outro lado, foi firmado, também, um compromisso em uma reunião na Escola Agrotécnica Federal, de ratificação de um "pacto" de responsabilidades territoriais que acontecerá nos dias 02 e 03 de março em São Gabriel da Cachoeira. Na ocasião estavam presentes o titular da Secad, André Lázaro, o presidente da FUNAI, Márcio Meira, o vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, André Fernandes e o Secretário de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim. Para José Ivan, o que se espera é que seja assinado um plano territorial de intenções com o compromisso de dividir responsabilidades na gestão da educação escolar indígena neste espaço geográfico.

Veja aqui os Anexos I e II resultantes da Conferência Regional do Alto Rio Negro

Conheça aqui o documento orientador da I CONEEI

Acesse também o cronograma atualizado da Conferência






© 2009 Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser reescrito ou redistribuído sem prévia autorização

Caso não queira mais receber essa newsletter envie um email para informativo@trilhasdeconhecimentos.etc.br com o assunto REMOVER