Trilhas de Conhecimentos - O Ensino Superior de Indígenas no Brasil

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Notícias de Janeiro/2008

Prefeitura de Miranda habilita índios no magistério
29/01/2008

Jorge Franco com informações da assessoria

O prefeito de Miranda, Neder Vedovato (PSB) informou nesta terça-feira (dia 29) que onze indígenas oriundos de várias aldeias do município já estão fazendo o Curso Normal Médio, oferecido em parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Educação e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=313033

Estudantes indígenas terão bolsa-auxílio regulamentada
Jan/08

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior / PR

Os 49 estudantes indígenas aprovados no VII Vestibular dos Indígenas no Paraná, promovido pela Comissão Universidade para os Índios (CUIA) no final de 2007, estão fazendo as matrículas de acordo com o calendário de cada instituição pública de ensino superior. A novidade deste ano é que a bolsa-auxílio concedida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) será regulamentada.

http://www.seti.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=620


Encerradas inscrições para os indígenas
28/1/2008

Site da UFRGS

A UFRGS recebeu 43 inscrições para o preenchimento das 10 vagas suplementares oferecidas aos estudantes indígenas no Concurso Vestibular 2008. Estão inscritos três alunos para o curso de Agronomia, dois para o curso de Ciências Jurídicas e Sociais, um para o curso de Comunicação Social (Jornalismo), dez para o curso de Enfermagem, quatro para o curso de História (Licenciatura) dois para o curso de Letras (Licenciatura), um para o curso de Matemática (Licenciatura), oito para o curso de Medicina, dez para o curso de Odontologia e dois para o curso de Pedagogia. O processo de seleção será realizado no dia 18 de fevereiro, através de prova de língua portuguesa e redação. Mais informações através do site relacionado.

http://www.ufrgs.br/ufrgs/


Mais de 40 candidatos ao vestibular indígena fazem prova oral
25/01/08

Quarenta e oito vestibulandos, de cinqüenta que foram classificados, participaram da segunda etapa do III Processo Seletivo da UFMT para os Povos Indígenas de Mato Grosso, realizando uma prova oral, nos dias 21 e 22. Nesta etapa estiveram representadas sete etnias do Estado: Arara, Bakairi, Chiquitano, Karajá, Paresi, Umutina e Xavante e os candidatos estão concorrendo dez sobrevagas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no âmbito do Programa de Inclusão de Estudantes Indígenas (Proind), para 2008. As vagas em oferta são para os cursos de Agronomia (duas), Engenharia Florestal (três), Engenharia Sanitária e Ambiental (três) e Nutrição (duas).

http://200.17.60.196/noticia/consulta.asp

Coiab discutirá principais problemas dos povos indígenas do Amazonas com o presidente da Funai
23/01/2008

COIAB

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) recebe no dia 25 de janeiro (sexta feira) a partir das 8:30h a visita do Presidente da Fundação Nacional do Índio (FunaiI) Márcio Meira.

A visita se deve pela passagem do presidente da Funai na Terra Indígena Rosevelt no Estado de Rondônia, onde esteve nas aldeias dos povos indígenas Cinta Larga.

O mesmo terá uma agenda com a coordenação da Coiab, organizações indígenas de Manaus e com a Coordenação do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja).

As principais discussões estão voltadas para: PAC, situação dos povos indígenas do Vale do Javari (Saúde e Educação), índios na cidade e ensino superior para indígenas.

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Cotas reduzem desigualdade de oportunidades no país, afirma secretário
22/01/08

Luciana Melo
Da Agência Brasil

Brasília - A cota é um dos instrumentos da ação afirmativa que o Brasil precisa implementar para reduzir a desigualdade de oportunidade que existe no país, acredita André Lázaro, secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação.

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Juiz suspende sistema de cotas na Universidade Federal de Santa Catarina
21/01/08

Morillo Carvalho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - “A ciência contemporânea aponta de forma unânime que o ser humano não é dividido em raças, não havendo critério preciso para identificar alguém como negro ou branco”. Com esse argumento, o juiz federal substituto Gustavo Dias de Barcellos suspendeu, por liminar, as cotas para negros e egressos de escolas públicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Programa internacional de bolsas de pós-gradução da Fundação Ford
SELEÇÃO BRASIL 2007

ESCOLHIDOS/AS OS/AS FINALISTAS DA SELEÇÃO BRASIL 2007

Dias 21, 22 e 23 de novembro de 2007, os/as 75 semifinalistas da Seleção Brasil 2007 foram entrevistados/as pelos membros da Equipe da Fundação Carlos Chagas e da Comissão de Seleção a qual, em seguida, selecionou os/as 40 finalistas. No mês de dezembro de 2007, o International Fellowships Fund endossou os nomes dos/as selecionados/as que passam a ser bolsistas eleitos/as (fase pré-acadêmica).

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Projeto forma professores indígenas: A Casa de Formação de Dourados está com 70 alunos índios de aldeias de 13 municípios do Estado
24/01/08

João Rocha

Futuros professores indígenas durante aula com fantoche na Casa de Formação

DOURADOS – O antigo Clube União, que fica próximo ao Posto da Capela, na saída para Caarapó, agora é Oga Arandu Verá, que traduzido significa Casa de Formação. No local funciona um projeto da Secretaria Estadual de Educação que forma professores indígenas.
O curso intensivo de Magistério, que é divido em oito etapas, tem atualmente 70 estudantes indígenas que são de aldeias de 13 municípios da região Sul do Estado. O projeto é realizado em parceria com as prefeituras de Dourados, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Bela Vista, Coronel Sapucai, Eldorado, Japorã, Juti, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. Cada município contribui com a estadia e a alimentação dos alunos e o Estado oferece professores e infra-estrutura. Cada estudante indígena custa em média, para cada prefeitura, R$ 630 por etapa do curso, o que corresponde a R$ 30,00 a diária.

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Dourados realiza concurso público para Educação Indígena
23/01/08

Humberto Marques

A Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Dourados mantém abertas até a próxima sexta-feira (25 de janeiro) as inscrições para concurso público na área de Educação Indígena. Conforme a assessoria da prefeitura, são oferecidas 94 vagas para cargos administrativos, professores e coordenadores de Escolas Indígenas do município. Os candidatos deverão comprovar descendência indígena das etnias kaiowá, terena e guarani.

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Biblioteca da Floresta oferece curso de língua indígena

22/01/2008

Agência de notícias do Acre

Curso será ministrado por professor indígena no período de fevereiro a abril, às segundas e quintas-feiras, na OPIAC

Buscando a preservação da língua indígena, a Biblioteca da Floresta, em parceria com a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC) e a Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), promove durante os meses de fevereiro, março e abril deste ano, segundas e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, no auditório da instituição, um curso experimental de iniciação à língua Hãtxa Kuî do povo Huni Kuî, conhecido pelos não-índios por Kaxinawá.

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CPV lança edital para processo seletivo específico para indígenas
11/01/2008

UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai abrir inscrições para o ingresso de indígenas nos cursos de graduação (bacharelado) da Instituição. As inscrições para o processo seletivo acontecem no período de 21 a 24 de janeiro nos postos credenciados, em horário comercial.

Ao todo a Universidade vai oferecer 23 vagas, sendo 03 para Ciências da Computação, 05 para Ciências Econômicas, 02 para Ciências Biológicas, 04 para Ciências Sociais, 06 vagas para História, 02 para Medicina e 01 vaga para Relações Internacionais.

http://www.ufrr.br/noticias /vestibular/cpv-lanca-edital
-para-processo-seletivo -especifico-para-indigenas

 

Mestrado em Ciências Ambientais destinará vagas a indígenas
08/01/2008

Da Redação

O Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso destinará vagas a indígenas de Mato Grosso egressos do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (PROESI), de acordo com aditamento ao Edital publicado hoje (08.01).

http://www.odocumento.com.br /noticia.php?id=248132

Câmara de Barra do Bugres doa terreno para Museu Indígena
08/01/08

Danielle Tavares

Coordecom/Unemat

A Câmara municipal de Barra do Bugres aprovou recentemente a doação de um terreno de 6 mil metros quadrados para a implantação do Projeto Museu Memória e Identidade Indígena. Proposto pela Universidade do Estado de Mato Grosso o museu contará com um financiamento de 230 mil reais, por meio do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

http://indigena.unemat.br /modules/news/article.php ?storyid=32



Índios de Roraima começam a colher frutos de projeto de manejo sustentável
07/01/08
Paula Renata
Rádio Nacional da Amazônia

Brasília - Durante todo o mês de janeiro, mais três comunidades indígenas de Roraima vão colher melancias pelo projeto Pati Á, criado pela Prefeitura de Boa Vista em 2005.
A expectativa é que até o final de março, período em que começa o inverno, sejam colhidas mais de 12 toneladas.
Ao todo 13 comunidades participam do Pati Á. No início, foi feita uma capacitação e os indígenas receberam orientações sobre manejo, produção e vendas. A atividade incentiva a geração de renda por meio da produção da melancia

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/02/materia.2008
-01-02.8570107336/view

 

Índios têm edital diferenciado para ingresso na UFRGS
07/01/08

Governo de Rio Grande do Sul

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi), vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e responsável pelas políticas públicas voltadas aos direitos dos povos indígenas, anuncia que após alguns debates referentes à elaboração de um edital diferenciado para o processo seletivo específico para ingresso de estudantes indígenas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi divulgado o edital, nesta segunda-feira (7), no site http://www.ufrgs.br/coperse /pseindigenas/ .

Esta foi mais uma conquista com a parceria do Cepi, no avanço das ações realizadas em prol dos povos indígenas do Estado. No momento da inscrição, o candidato indígena deverá apresentar um documento de identificação e entregar uma Declaração de Membro da Comunidade ou Aldeia Indígena, assinada pela liderança da Comunidade Indígena, autenticada pelo representante da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) ou pelo Cepi.

http://www.estado.rs.gov.br /index.php

UEA inicia quarta etapa de curso para 250 professores indígenas do Alto Solimões
02/01/08

UEA

Territorialidade e Meio Ambiente. Esta é a temática da quarta etapa do curso de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões, que terá início nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro. O curso, ministrado por professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües (OGPTB), como nas três etapas anteriores, continuará sendo realizado na Aldeia Filadélfia, no município de Benjamin Constant (distante 1.628 Km de Manaus).

http://www.uea.edu.br/noticia .php?dest=info&noticia=13978


Aluna da UFPA, da etnia Kaingang, recebe bolsa da Fundação Ford

02/01/08

Assessoria de Comunicação Institucional - UFPA

A aluna da UFPA, Rosani de Fátima Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, indígena da etnia Kaingang, que vive e trabalha entre o Povo Gavião Kyikatêjê, foi aprovada como Bolsista da Fundação Ford no programa de políticas afirmativas.

Rosani foi uma das 40 finalistas da Seleção Brasil 2007 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford e sua indicação já foi homologada pelo International Fellowships Program (IFP).

A aluna é orientada pela Profa Dra Jane Beltrão e co-orientada pelo Prof.Dr. José Heder Benatti, ambos da UFPA. Trata-se da primeira aluna indígena da instituição a receber uma bolsa da Fundação Ford. Segundo a profa Jane Beltrão, este fato atesta o mérito das políticas de inclusão e dos candidatos selecionados.

http://www.ufpa.br/portalufpa /imprensa/noticia.php?cod=1698

Comunidade indígena de Aquiraz ganha escola
03/01/2008

Fonte: Seinfra; SEDUC – Ceará

"A entrega de uma escola significa mais do que um prédio equipado. É a
garantia do resgate, da preservação e da difusão da cultura das etnias
indígenas cearenses". A observação foi feita pelo vice-governador do
Estado, professor Francisco Pinheiro, um estudioso da questão indígena
cearense, durante a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da
escola de educação indígena no povoamento dos Jenipapo-kanindés, na
localidade de Lagoa da Encantada, em Aquiraz, na manhã desta quinta-feira
(3).Ele representou o governador Cid Gomes na solenidade de início das
obras da referida escola.

http://www.seduc.ce.gov.br/descreve_noticia.asp?codigo=2703




O projeto Trilhas de Conhecimentos foi encerrado em Outubro de 2009
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