Acne: Tratamentos, Tipos e Causas e como evitar

0
419
blank
A acne é uma condição comum da pele que afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida. Geralmente atingem Jovens na fase da puberdade. Acnes podem Causa manchas, pele oleosa e, às vezes, Cicatrizes suaves ou profundas se não for feito um tratamento adequado para cada caso.
Acne mais comumente se desenvolve no:

  • Rosto- isso afeta quase todo mundo com acne
  • Costas – isso afeta mais da metade das pessoas com acne
  • peitoral – isso afeta cerca de 15% das pessoas com acne.
Acne: Tratamentos, Tipos e Causas e como evitar

Tipos de acne

Existem 6 tipos principais de acne:

  • cravos pretos  – pequenas saliências pretas ou amareladas que se desenvolvem na pele; eles não estão cheios de sujeira, mas são pretos porque o revestimento interno do folículo piloso produz pigmentação (coloração)
  • cabeças brancas–  tem uma aparência semelhante aos cravos, mas pode ser mais firme e não vai esvaziar quando espremido
  • pápulas – pequenos inchaços vermelhos que podem parecer doloridos
  • pústulas – semelhantes às pápulas, mas têm uma ponta branca no centro, causada por um acúmulo de pus
  • nódulos – grandes nódulos duros que se acumulam sob a superfície da pele e podem ser dolorosos
  • cistos – o tipo mais grave de mancha causada por acne; Eles são grandes nódulos cheios de pus que parecem semelhantes a furúnculos  e carregam o maior risco de causar cicatrizes permanentes

Veja Também: Sculptra, Funciona mesmo? qual preço da sessão

O que fazer se tiver acne?

Essas técnicas de auto ajuda podem ser úteis:

  • Não lave áreas afetadas da pele mais de duas vezes por dia. A lavagem frequente pode irritar a pele e piorar os sintomas.
  • Lave a área afetada com sabão neutro ou limpador e água morna. Água muito quente ou fria pode piorar a acne.
  • Não tente “limpar” cravos ou apertar pontos. Isso pode piorá-las e causar cicatrizes permanentes .
  • Evite usar muita maquiagem e cosméticos. Use produtos à base de água que são descritos como não-comedogênicos (isso significa que o produto tem menor probabilidade de bloquear os poros em sua pele).
  • Remova completamente a maquiagem antes de ir para a cama dormir.
  • Se a pele seca é um problema, use um emoliente à base de água, sem perfume .
  • O exercício regular não pode melhorar o seu acne, mas pode impulsionar o seu humor e melhorar a sua auto-estima. Tome banho assim que possível depois de terminar o exercício, pois o suor pode irritar seu acne.
  • Lave o cabelo regularmente e evite deixar o cabelo cair no rosto.

Embora a acne não possa ser curada, ela pode ser controlada com tratamento.

Se você desenvolver acne leve , é aconselhável falar com seu farmacêutico.

Vários cremes, loções e géis para tratamento de manchas estão disponíveis para compra nas farmácias.

Produtos que contenham uma baixa concentração de peróxido de benzoíla podem ser recomendados, mas tenha cuidado, pois isso pode branquear a roupa.

Se a sua acne for severa ou aparecer em seu peito e nas costas, ela pode precisar ser tratada com  antibióticos ou cremes mais fortes que só estão disponíveis mediante receita médica.

Quando procurar aconselhamento médico

Acne: Tratamentos, Tipos e Causas e como evitar

Se você tem acne leve , fale com seu farmacêutico sobre medicamentos para tratá-lo.

Se estes não controlam a sua acne, ou se está a sentir-se muito infeliz, consulte o seu médico de família.

Você deve consultar seu médico se tiver acne moderada ou grave ou desenvolver nódulos ou cistos, pois eles precisam ser tratados adequadamente para evitar cicatrizes.

Tente resistir à tentação de pegar ou apertar os pontos, pois isso pode levar a cicatrizes permanentes.

Os tratamentos podem levar até 3 meses para funcionar, portanto, não espere os resultados da noite para o dia. Uma vez que eles começam a trabalhar, os resultados geralmente são bons.

Por que eu tenho acne?

Acne: Tratamentos, Tipos e Causas e como evitar

A acne é mais comumente ligada às mudanças nos níveis hormonais durante a puberdade , mas pode começar em qualquer idade.

Certos hormônios fazem com que as glândulas produtoras de graxa, próximas aos folículos capilares na pele, produzam maiores quantidades de óleo (sebo anormal).

Esse sebo anormal altera a atividade de uma bactéria da pele geralmente inofensiva chamada P. acnes, que se torna mais agressiva e causa inflamação e pus.

Os hormônios também engrossam o revestimento interno do folículo piloso, causando o bloqueio dos poros (abertura dos folículos pilosos). Limpar a pele não ajuda a remover este bloqueio.

Outras causas possíveis

Acne é conhecido por ser executado em famílias. Se tanto sua mãe quanto seu pai tiveram acne, é provável que você também tenha acne.

Alterações hormonais, como aquelas que ocorrem durante o ciclo menstrual ou gravidez, também podem levar a episódios de acne em mulheres.

Não há evidências de que dieta, falta de higiene ou atividade sexual desempenhem um papel na acne.

Veja também: Cirurgia de Joanete, Qual preço? Resultados de Antes e depois

Quem é afetado?

A acne é muito comum em adolescentes e adultos jovens. Cerca de 95% das pessoas com idades entre 11 e 30 anos são afetadas pela acne, em certa medida.A acne é mais comum em meninas de 14 a 17 anos e em meninos de 16 a 19 anos.A maioria das pessoas tem acne ligada e desligada por vários anos antes de os sintomas começarem a melhorar à medida que envelhecem. Acne muitas vezes desaparece quando uma pessoa está em seus 20 e poucos anos.Em alguns casos, a acne pode continuar na vida adulta. Cerca de 3% dos adultos têm acne com mais de 35 anos.

Causas da Acne

Acne: Tratamentos, Tipos e Causas e como evitar

A acne é causada quando pequenos buracos na pele, conhecidos como folículos pilosos, ficam bloqueados.Glândulas sebáceas são pequenas glândulas encontradas perto da superfície da pele. As glândulas estão presas aos folículos capilares, que são pequenos orifícios na pele dos quais um cabelo individual cresce.As glândulas sebáceas lubrificam o cabelo e a pele para impedi-lo de secar. Eles fazem isso produzindo uma substância oleosa chamada sebo.Na acne, as glândulas começam a produzir muito sebo. O excesso de sebo se mistura com células mortas da pele e ambas as substâncias formam um tampão no folículo.Se o folículo entupido estiver perto da superfície da pele, ele se projeta para fora, criando um ponto branco. Alternativamente, o folículo plugado pode ser aberto para a pele, criando um cravo.As bactérias normalmente inofensivas que vivem na pele podem contaminar e infectar os folículos entupidos, causando pápulas, pústulas, nódulos ou cistos.

Testosterona

Acredita-se que a acne na adolescência seja desencadeada pelo aumento dos níveis de um hormônio chamado testosterona, que ocorre durante a puberdade . O hormônio desempenha um papel importante na estimulação do crescimento e desenvolvimento do pênis e testículos nos meninos e na manutenção da força muscular e óssea em meninas.

As glândulas sebáceas são particularmente sensíveis aos hormônios. Acredita-se que o aumento dos níveis de testosterona faz com que as glândulas produzam muito mais sebo do que a pele precisa.

Acne nas famílias ( hereditária )

A acne pode correr em famílias. Se seus pais tiveram acne, é provável que você também a desenvolva.

Um estudo descobriu que, se ambos os seus pais tiveram acne, você é mais propenso a ter acne mais grave em tenra idade. Também descobriu que, se um ou ambos os seus pais tiveram acne adulta, é mais provável que você também tenha acne adulta.

Acne em mulheres

As mulheres são mais propensas a ter acne adulta do que os homens. Acredita-se que muitos casos de acne adulta são causados ​​pelas mudanças nos níveis hormonais que muitas mulheres têm em determinados momentos.

Esses horários incluem:

  • períodos  – algumas mulheres têm um surto de acne pouco antes de seu período
  • gravidez  – muitas mulheres têm sintomas de acne neste momento, geralmente durante os primeiros 3 meses de gravidez
  • síndrome do ovário policístico  – uma condição comum que pode causar acne, ganho de peso e formação de pequenos cistos no interior do ovário

Outros causas de acne

Outros possíveis gatilhos de um surto de acne incluem:

  • alguns produtos cosméticos – no entanto, isso é menos comum, já que a maioria dos produtos são testados, então eles não causam manchas (não-comedogênicas)
  • certos medicamentos – como medicamentos esteróides , lítio (usado para tratar  depressão e transtorno bipolar ) e alguns medicamentos usados ​​para tratar a  epilepsia
  • usar regularmente itens que coloquem pressão em uma área afetada da pele, como uma faixa ou uma mochila
  • tabagismo – que pode contribuir para a acne em idosos

Veja Também: Depressão Catatônica: Quais sintomas, Causas e Tratamentos 

Mitos sobre a acne

Acne: Tratamentos, Tipos e Causas e como evitar

Apesar de ser uma das condições mais comuns da pele, a acne é também uma das mais mal compreendidas. Existem muitos mitos e equívocos sobre isso:

‘Acne é causada por uma má alimentação’

Até agora, a pesquisa não encontrou nenhum alimento que cause acne. É recomendável uma dieta saudável e balanceada, pois é boa para o coração e para a saúde em geral.

‘A acne é causada por ter a pele suja e falta de higiene’

A maioria das reações biológicas que desencadeiam a acne ocorrem sob a pele, não na superfície, então a limpeza da sua pele não tem efeito sobre o seu acne. Lavar o rosto mais do que duas vezes por dia pode apenas agravar a sua pele.

‘espremer cravos, espinhas e manchas é a melhor maneira de se livrar da acne’

Isso pode piorar os sintomas e deixá-lo com cicatrizes .

‘Atividade sexual pode influenciar a acne’

Ter sexo ou se masturbar não fará acne melhor ou pior.

‘ lâmpadas solares ajudam a melhorar os sintomas da acne’

Não há evidências conclusivas de que a exposição prolongada à luz solar ou o uso de espreguiçadeiras ou lâmpadas solares possam melhorar a acne. Muitos medicamentos usados ​​para tratar a acne podem tornar a sua pele mais sensível à luz, por isso a exposição pode causar danos dolorosos à sua pele e também aumentar o risco de câncer de pele.

‘Acne é infecciosa’

Você não pode passar a acne para outras pessoas.

Diagnostico para Acne severa

Um médico pode diagnosticar a acne, olhando para sua pele. Isso envolve examinar seu rosto, tórax ou costas para os diferentes tipos de manchas, como cravos ou nódulos doloridos e vermelhos.Quão grave é o seu acne vai determinar onde você deve ir para o tratamento e qual o tratamento que você deve ter.A gravidade da acne é frequentemente categorizada como:

  • leve – principalmente pontos brancos e prontos pretos, com algumas pápulas e pústulas
  • – Pontos brancos e pretos moderados – mais comuns, com muitos pápulas e pústulas
  • grave – muitas pápulas, pústulas, nódulos ou cistos grandes e dolorosos; você também pode ter algumas cicatrizes

Para acne leve, você deve falar com um farmacêutico para aconselhamento. Para acne moderada ou grave, fale com um médico.

Acne em mulheres

Se a acne começar repentinamente em mulheres adultas, pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal, especialmente se acompanhada de outros sintomas como:

  • pêlos corporais excessivos (hirsutismo)
  • períodos de menstruação irregulares ou leves

A causa mais comum de desequilíbrio hormonal em mulheres é a  síndrome dos ovários policísticos (SOP) .

A SOP pode ser diagnosticada usando uma combinação de exames de  ultrassonografia e exames de sangue .

Tratamento para acne depende de quão grave é. Pode levar vários meses de tratamento antes que os sintomas da acne melhorem.Se você tem apenas alguns cravos, e manchas, um farmacêutico deve ser capaz de aconselhá-lo sobre como tratá-los com sucesso com geles ou cremes (tratamentos tópicos) que contenham peróxido de benzoíla.

Tratamentos para Acne ( espinhas )

Consulte o seu médico de família se a sua acne for moderada ou grave, ou se o medicamento da farmácia não tiver funcionado, pois você provavelmente precisará de remédios prescritos.

Prescrição de medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a acne incluem:

Se você tem acne grave, seu médico pode encaminhá-lo para um especialista no tratamento de doenças da pele (dermatologista).

Por exemplo, se você tiver:

  • um grande número de pápulas e pústulas no peito e nas costas, assim como o rosto
  • nódulos dolorosos
  • cicatrizes ou correm risco de formação de cicatrizes

Uma combinação de comprimidos antibióticos e tratamentos tópicos é geralmente a primeira opção de tratamento para acne grave.

Se isso não funcionar, um medicamento chamado isotretinoína pode ser prescrito.

Terapias hormonais ou a pílula contraceptiva oral combinada também podem ser eficazes em mulheres que têm acne.

Mas a  pílula só com progestágeno ou o  implante contraceptivo pode às vezes piorar a acne.

Muitos desses tratamentos podem levar de 2 a 3 meses antes de começarem a funcionar.

É importante ser paciente e persistir com um tratamento recomendado, mesmo que não haja efeito imediato.

Tratamentos tópicos (géis, cremes e loções)

Peróxido de benzoíla

Peróxido de benzoíla funciona como um anti-séptico para reduzir o número de bactérias na superfície da pele.

Também ajuda a reduzir o número de espinha brancas e Cravos , e tem um efeito anti-inflamatório.

Peróxido de benzoíla é geralmente disponível como um creme ou gel. É usado uma ou duas vezes por dia.

Deve ser aplicado 20 minutos após a lavagem em todas as partes do rosto afetadas pela acne.

Deve ser usado com moderação, pois muito pode irritar sua pele. Ele também torna seu rosto mais sensível à luz do sol, portanto evite muito sol e fontes de luz ultravioleta (UV) (como espreguiçadeiras) ou use protetor solar.

Peróxido de benzoíla pode ter um efeito de branqueamento, por isso evite obtê-lo em seu cabelo ou roupas.

Efeitos colaterais comuns do peróxido de benzoíla incluem:

  • pele seca e tensa
  • sensação de ardor, comichão ou ardência
  • alguma vermelhidão e descamação da pele

Os efeitos colaterais são geralmente leves e devem passar após o término do tratamento.

A maioria das pessoas precisa de um curso de 6 semanas de tratamento para limpar a maior parte ou todo o seu acne.

Você pode ser aconselhado a continuar o tratamento com menos frequência para evitar o retorno da acne.

Retinóides tópicos

Os retinoides tópicos funcionam removendo as células mortas da pele da superfície (esfoliantes), o que ajuda a evitar que elas se acumulem nos folículos pilosos.

A tretinoína e o adapaleno são retinoides tópicos usados ​​no tratamento da acne. Eles estão disponíveis em um gel ou creme e geralmente são aplicados uma vez por dia antes de ir para a cama.

Aplique a todas as partes do seu rosto afetadas pela acne 20 minutos depois de lavar o rosto.

É importante aplicar retinóides tópicos com moderação e evitar a exposição excessiva à luz solar e aos raios UV.

Os retinóides tópicos não são adequados para uso durante a gravidez, pois há o risco de causar defeitos congênitos.

Os efeitos colaterais mais comuns dos retinóides tópicos são leve irritação e ardor na pele.

Geralmente, é necessário um curso de 6 semanas, mas você pode ser aconselhado a continuar usando o medicamento com menos frequência depois disso.

Antibióticos tópicos

Os antibióticos tópicos ajudam a matar as bactérias na pele que podem infectar os folículos capilares obstruídos. Eles estão disponíveis como uma loção ou gel aplicado uma ou duas vezes por dia.

Um curso de 6 a 8 semanas é geralmente recomendado. Depois disso, o tratamento geralmente é interrompido, pois há um risco de que as bactérias do seu rosto se tornem resistentes aos antibióticos.

Isso pode piorar sua acne e causar infecções adicionais.

Os efeitos colaterais são incomuns, mas podem incluir:

  • irritação menor da pele
  • vermelhidão e queimação da pele
  • descamação da pele

Ácido azeláico

O ácido azelaico é frequentemente utilizado como um tratamento alternativo para a acne, se os efeitos colaterais do peróxido de benzoíla ou retinóides tópicos são particularmente irritantes ou dolorosos.

O ácido azelaico funciona eliminando a pele morta e matando as bactérias. Está disponível como um creme ou gel e é normalmente aplicado duas vezes por dia (ou uma vez por dia, se a sua pele é particularmente sensível).

O medicamento não torna a pele sensível à luz solar, por isso não é necessário evitar a exposição ao sol.

Você geralmente precisa usar o ácido azeláico por um mês antes do seu acne melhorar.

Os efeitos colaterais do ácido azelaico são geralmente leves e incluem:

  • pele ardente ou pungente
  • coceira
  • pele seca
  • vermelhidão da pele

Comprimidos antibióticos

Comprimidos antibióticos (antibióticos orais) são geralmente usados ​​em combinação com um tratamento tópico para tratar a acne mais grave.

Na maioria dos casos, uma classe de antibióticos chamados tetraciclinas é prescrita, a menos que você esteja grávida ou amamentando.

Mulheres grávidas ou amamentando geralmente são aconselhadas a tomar um antibiótico chamado eritromicina , que é conhecido por ser mais seguro de usar.

Geralmente, leva cerca de 6 semanas antes de perceber uma melhora em sua acne.

Dependendo de quão bem você reage ao tratamento, um curso de antibióticos orais pode durar de 4 a 6 meses.

As tetraciclinas podem tornar a pele sensível à luz solar e aos raios UV, e também podem tornar a pílula anticoncepcional oral menos eficaz durante as primeiras semanas de tratamento.

Você precisará usar um método alternativo de contracepção, como preservativos , durante esse período.

Terapias Hormonais

As terapias hormonais podem muitas vezes beneficiar as mulheres com acne, especialmente se a acne se agitar por  períodos ou estiver associada a condições hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos.

Se você ainda não o utiliza, seu médico pode recomendar a pílula anticoncepcional oral combinada , mesmo que você não seja sexualmente ativo.

Esta pílula combinada muitas vezes pode ajudar a melhorar a acne em mulheres, mas pode demorar até um ano antes que todos os benefícios sejam vistos.

Isotretinoína

A isotretinoína (roacutan )  tem vários efeitos benéficos:

  • ajuda a normalizar o sebo e reduz o quanto é produzido
  • ajuda a evitar que os folículos fiquem entupidos
  • diminui a quantidade de bactérias na pele
  • reduz a vermelhidão e inchaço em e ao redor de pontos

Mas a droga também pode causar uma ampla gama de efeitos colaterais. É recomendado apenas para casos graves de acne que não tenham respondido a outros tratamentos.

Por causa do risco de efeitos colaterais, a isotretinoína só pode ser prescrita por um médico especialmente treinado ou um dermatologista.

A isotretinoína é tomada como um comprimido. A maioria das pessoas faz um tempo de 4 a 6 meses.

Seu acne pode piorar durante os primeiros 7 a 10 dias de tratamento, mas isso é normal e logo melhora com o uso continuo

Efeitos colaterais comuns da isotretinoína incluem:

  • inflamação, ressecamento e rachaduras da pele, lábios e narinas
  • alterações nos níveis de açúcar no sangue
  • inflamação das pálpebras (blefarite)
  • inflamação e irritação dos seus olhos (conjuntivite)

Efeitos colaterais mais raros da isotretinoína incluem:

  • inflamação do fígado (hepatite)
  • inflamação do pâncreas (pancreatite)
  • doença renal

Por causa do risco desses efeitos colaterais mais raros, você precisará de um  exame de sangue antes e durante o tratamento.

Isotretinoína e defeitos congênitos

A isotretinoína irá danificar o feto. Se você é uma mulher em idade fértil:

  • não use isotretinoína se estiver grávida ou se achar que está grávida
  • usar 1 ou, idealmente, 2 métodos de contracepção por 1 mês antes do início do tratamento, durante o tratamento e por 1 mês após o término do tratamento
  • fazer um teste de gravidez antes, durante e depois do tratamento

Você será solicitado a assinar um formulário confirmando que compreende o risco de defeitos congênitos e que está disposto a usar contraceptivos para evitar esse risco, mesmo que você não seja sexualmente ativo.

Se você acha que pode ter engravidado ao tomar isotretinoína, entre em contato com seu dermatologista imediatamente.

A isotretinoína também não é adequada se você estiver amamentando.

Isotretinoína e alterações de humor

Houve relatos de pessoas que experimentam mudanças de humor enquanto tomam isotretinoína.

Não há evidências de que essas mudanças de humor tenham sido resultado da medicação.

Mas, como precaução, entre em contato com seu médico imediatamente se você se sentir deprimido ou ansioso, ou se tiver sentimentos de agressão ou pensamentos suicidas.

Veja também: 113 perguntas infalíveis para fazer ao Crush

Após se livrar das espinhas

Cicatrização de acne às vezes pode se desenvolver como uma complicação da acne. Qualquer tipo de mancha de acne pode levar a cicatrizes, mas é mais comum quando os tipos mais graves de manchas (nódulos e cistos) estouram e danificam a pele próxima .Cicatrizes  também podem ocorrer se você escolher ou espremer suas manchas, por isso é importante não fazer isso.Existem 3 tipos principais de cicatrizes de acne:

  • cicatrizes de picadas de gelo – pequenos buracos profundos na superfície da pele que parecem ter sido perfurados com um objeto pontiagudo
  • cicatrizes de rolamento – causadas por bandas de tecido cicatricial que se formam sob a pele, dando à superfície da pele uma aparência irregular e rolante
  • cicatrizes de vagão – depressões redondas ou ovais, ou crateras, na pele

Tratamentos de cicatrizes de acne

Tratamentos para cicatrizes de acne são considerados como um tipo de cirurgia estética. No entanto, no passado, as exceções foram feitas quando foi demonstrado que a cicatrização da acne causou sofrimento psicológico grave.

Veja o seu médico se você está pensando em fazer uma cirurgia estética . Eles poderão discutir suas opções com você e aconselhá-lo sobre a probabilidade de realizar o procedimento para remoção das cicatrizes de acne

Muitas clínicas privadas oferecem tratamento para cicatrizes de acne. Os preços podem variar muito (de R$ 500 a mais de R$ 10.000), dependendo do tipo de tratamento necessário.

É importante ter expectativas realistas sobre o que o tratamento cosmético pode alcançar. Embora o tratamento possa certamente melhorar a aparência de suas cicatrizes, ele não pode se livrar delas completamente.

Tratamentos para cicatrizes de acne incluem:

Dermoabrasão

Dermoabrasão envolve a remoção da camada superior da pele, usando lasers ou uma escova de aço feita especialmente.

Após o procedimento, sua pele ficará vermelha e dolorida por vários meses, mas ao curar você deve notar uma melhora na aparência de suas cicatrizes.

Tratamento com laser

Tratamento a laser pode ser usado para tratar cicatrizes de acne leve a moderada. Existem 2 tipos de tratamento a laser:

  • tratamento com laser ablativo – onde os lasers são usados ​​para remover uma pequena mancha de pele ao redor da cicatriz para produzir uma nova área de aparência suave da pele
  • tratamento a laser não ablativo – onde os lasers são usados ​​para estimular o crescimento de novo colágeno (um tipo de proteína encontrado na pele), que ajuda a reparar alguns dos danos causados ​​pela cicatrização e melhora a aparência

Subcisão

A subcisão é um tratamento cirúrgico que pode ser usado para tratar cicatrizes de rolamento. Durante a cirurgia, a camada superior da pele é removida do tecido cicatricial subjacente. Isso permite que o sangue se acumule sob a área afetada. O coágulo sangüíneo ajuda a formar o tecido conjuntivo, que empurra a cicatriz que está rolando para que fique nivelado com o restante da superfície da pele.

Uma vez que a subcisão tenha sido completada, tratamento adicional, como tratamento com laser e dermoabrasão, pode ser usado para melhorar ainda mais a aparência da cicatriz.

Maquiagem

A maquiagem pode ajudar a cobrir cicatrizes e pode ser particularmente útil para cicatrizes faciais.

A maquilhagem de camuflagem especialmente concebida para encobrir as cicatrizes está disponível sem receita nas farmácias. Você também pode pedir conselhos ao seu médico.

Se você está com problemas com espinhas, deixe seu comentário sobre sua experiencia com acne, nós sabemos que é algo indesejável, porém vale ressaltar que a procura por um dermatologista é a melhor opção a ser tomada.