As visitas ao teatro público acontecerão a partir de julho, antes da reabertura do teatro para apresentações no outono
A restauração de £ 12,2 milhões e o desenvolvimento da Grand Opera House em Belfast foram concluídos, permitindo que o Grand Opera House Trust e seu Executivo-Chefe planejassem sua reabertura completa em linha com a recuperação da pandemia covid-19. Os resultados do projeto de restauração foram revelados às principais partes interessadas e à mídia hoje, e o teatro será reaberto ao público com passeios de teatro que podem ser reservados em julho. Essas turnês precederão a reabertura completa do Teatro para apresentações no final do ano, sujeitas à orientação de saúde pública covid-19 na época.
O projeto de restauração, que é apoiado pelo National Lottery Heritage Fund, Department for Communities, Arts Council of Northern Ireland, Foyle Foundation, Garfield Weston Foundation e The Wolfson Foundation, viu as pinturas do auditório e trabalhos decorativos e ornamentados em gesso meticulosamente restaurados e conservados, bem como novos assentos, tapetes, cortinas e cortinas instaladas. O design do foyer e dos espaços públicos foi totalmente reimaginado, com um novo bar instalado na extensão de vidro restaurada de 1980, pendurada na Great Victoria Street, bem como barracas e bares circulares lindamente reformados. Como parte do projeto, a infraestrutura técnica do Theatre foi atualizada e uma exposição permanente do patrimônio foi instalada, contando a fascinante história dos 125 anos de história do Theatre. As instalações para os clientes com necessidades de acesso também foram amplamente aprimoradas.
Falando sobre a conclusão do projeto, Colin Loughran, presidente do Grand Opera House Trust, disse: “Hoje é um dia importante na longa e orgulhosa história da Grand Opera House e representa um significativo raio de luz na escuridão do último ano. O ambicioso projeto de restauração produziu resultados fantásticos e estamos extremamente confiantes de que garantirá que o Teatro permaneça no cenário mundial como um centro de espectadores e como um visitante de Belfast e atração turística. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros financiadores por seu apoio inabalável que ajudou a proteger o Teatro para as gerações futuras. ”
Saudando a conclusão do projeto, Paul Mullan, Diretor, Irlanda do Norte, The National Lottery Heritage Fund disse: “Estamos muito satisfeitos em apoiar a Grand Opera House com a restauração deste edifício histórico listado como Grade A no coração de Belfast, graças ao dinheiro arrecadado pelos jogadores da Loteria Nacional.
“Este é um projeto significativo que ajudará a proteger o patrimônio do Teatro, além de oferecer oportunidades para que as pessoas explorem sua história por muitos anos.
“O trabalho para conservar as características arquitetônicas e pinturas únicas do prédio também foi realizado por conservacionistas e comerciantes locais, o que enfatiza o valor que o patrimônio traz para a economia, as pessoas e a comunidade em geral.
“À medida que emergimos da pandemia, o patrimônio tem um papel vital a desempenhar em nossa recuperação e locais como a Grand Opera House serão fundamentais para ajudar o setor a prosperar novamente.”
RoisÍn McDonough, Chefe do Executivo do Arts Council da Irlanda do Norte, disse: “O Arts Council está muito satisfeito por ver as obras concluídas neste importante edifício histórico e aguardamos com grande expectativa o dia em que possa reabrir totalmente e mais uma vez recebê-lo de volta público para desfrutar de shows neste belo teatro.
“O Arts Council financiou a Grand Opera House por muitos anos e reconhecemos seu valor como um dos bens culturais mais importantes da cidade e a enorme contribuição que faz para a economia local. Este trabalho de restauração vital garantirá o lugar do teatro para as futuras gerações de públicos, atores e fabricantes de teatro, protegendo um dos nossos marcos culturais mais celebrados e estimados por muitos anos. ”
O projeto foi entregue pela empresa de construção especializada, Tracey Brothers Ltd, e mais de 60 subcontratantes. John Tracey, Diretor da Tracey Brothers, disse: “O projeto era incomum, pois era composto de dois locais separados. O foco do trabalho foi a ampla restauração do edifício listado de 1895 e a instalação de sistemas de som e iluminação de última geração para atender às expectativas dos espectadores de teatro dos dias modernos. Paralelamente, houve a reimaginação da extensão de 2006 para torná-la mais simpática ao edifício Matcham, completo com uma impressionante escadaria helicoidal, bar aprimorado e instalações de hospitalidade, e a instalação de novos espaços interpretativos contando a história da Grand Opera House.
“Os Irmãos Tracey estão muito satisfeitos por terem participado do projeto e a qualidade do resultado final é uma prova de todos os envolvidos. Esperamos que a Grand Opera House continue, não apenas como uma fonte de grande entretenimento para jovens e adultos, mas também como um marco histórico de Belfast a ser visitado por muitos anos. ”
Ian Wilson, Executivo-Chefe da Grand Opera House acrescentou: “A Grand Opera House foi restaurada pela última vez há 40 anos, e estamos muito satisfeitos que este projeto vital para a cena artística de Belfast tenha sido concluído.
“A restauração do icônico e único auditório de 1895 é impressionante e maximiza a beleza da arquitetura original. Juntamente com a transformação das áreas públicas e instalações dentro do edifício, os frequentadores do teatro terão uma experiência muito melhor desde o minuto em que entram em nossas portas. A instalação da primeira exposição de patrimônio permanente a contar a história do Theatre em seus 125 anos de história também é uma adição bem-vinda e espera-se que atraia milhares de visitantes a cada ano. Depois de ficar fechado por mais de um ano, toda a equipe está muito animada em planejar a reabertura completa com um programa emocionante de apresentações. Entretanto, esperamos receber os visitantes das visitas de teatro públicas que terão início em julho ”.
Além da Tracey Brothers como contratante principal, a equipe do projeto incluiu arquitetos Consarc Design Group, design de interiores da Sundara Design, gerenciamento de projetos WH Stephens, consultores teatrais especiais Charcoalblue, M&E da Semple & McKillop e engenharia estrutural da Albert Fry Associates.
A Grand Opera House foi projetada pelo famoso arquiteto vitoriano do teatro Frank Matcham e inaugurada em 23 de dezembro de 1895. Muitos dos principais atores, cantores, dançarinos e artistas do mundo apareceram em seu palco, incluindo Charlie Chaplin, Sarah Bernhardt, Laurence Olivier, Vera Lynn, Luciano Pavarotti, Darcey Bussell e Laurel e Hardy.
As visitas ao teatro estão agora disponíveis para reserva no site do teatro em goh.co.uk e estarão sempre sujeitas às mais ambiciosas orientações de saúde pública e regras de distanciamento social.