Como medida para rastrear novas variantes do coronavírus causador da Covid-19, o governo do estado de São Paulo anunciou que o Instituto Butantan disponibilizará, a partir desta sexta-feira (6) um laboratório móvel. E o primeiro município paulista a receber o equipamento será Aparecida, que fica no Vale do Paraíba.
De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o laboratório móvel, iniciativa única na América Latina, ficará uma semana em cada cidade por onde passar e realizará testes na população das cidades por onde passar. O equipamento tem capacidade para 300 análises por dia.
publicidade

Ainda segundo Covas, o laboratório itinerante, que vai rodar o estado de São Paulo, começará pela cidade de Aparecida porque ela apresenta um grande fluxo rodoviário com o Rio de Janeiro, estado que está com um alto índice de casos da variante Delta.
Santuário Nacional de Aparecida foi reaberto ao público
Com as flexibilizações do Plano de Transição do governo estadual, o Santuário Nacional de Aparecida foi reaberto ao público, causando a movimentação de turistas de todo o país.
Segundo o G1, a cidade solicitou ao governo que fosse a primeira contemplada para o rastreio de variantes depois que o Vale do Paraíba registrou dois casos confirmados da variante Delta, um em Pindamonhangaba e outro em Guaratinguetá, município vizinho de Aparecida.
De lá, o container deve seguir para Santos, local onde foram identificadas três pacientes contaminados com a variante Delta em um navio no Porto.
Leia mais:
Uso de máscaras é fundamental para proteção contra todas as variantes do vírus causador da Covid-19
A variante Delta da Covid-19 está anulando qualquer retorno à normalidade em algumas partes dos Estados Unidos, com locais como o condado de Los Angeles pedindo às pessoas vacinadas que mais uma vez usem máscaras em ambientes fechados.
Especialistas em doenças infecciosas afirmam que esses locais estão agindo com bastante cautela, visto que a variante Delta é mais transmissível e potencialmente mais perigosa. Isso porque o perigo para qualquer indivíduo pode depender de seu estado de vacinação.
Essa cepa se originou na Índia e é 50 a 80 vezes mais transmissível do que a variante Alpha original do coronavírus, de acordo com Tina Tan, professora especializada em doenças infecciosas pediátricas na Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago.
“Não importa qual variante, sabemos que o mascaramento funciona, especialmente em ambientes fechados. As pessoas precisam perceber que a pandemia ainda não acabou”, disse Tan.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!