O mundo já aplicou atualmente mais de 5 bilhões de vacinas contra a Covid-19. A marca foi registrada na manhã desta terça-feira (24), segundo uma contagem feita pela agência de notícias AFP.
O movimento mostra uma grande aceleração na campanha de vacinação pelo mundo. Apesar de ter levado quase cinco meses entre a primeira dose aplicada e o primeiro bilhão, o terceiro, o quarto e o quinto bilhões levaram cada um entre 26 e 30 dias.
publicidade
Os países que mais aplicaram doses são também aqueles com as maiores populações mundiais. China com 1,96 bilhão, Índia com 589 milhões e Estados Unidos com 363 milhões são até o momento os que mais vacinaram. A China sozinha é responsável por quase 40% das aplicações globais.
5 bilhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no mundo
Proporcionalmente, levando em conta apenas os países com mais de um milhão de habitantes, os Emirados Árabes Unidos lideram com 179 doses por 100 habitantes, tendo vacinado quase 75% da população. Completam o trio ainda Uruguai, com 154 a cada 100 e Israel com 149.
Quase todos os países do mundo já começaram a vacinar, mesmo os mais pobres. No entanto, isso não muda a grande desigualdade nos esquemas de vacinação. Os países de alta renda administraram uma média de 111 doses por 100 habitantes em comparação com apenas 2,4 doses em países de baixa renda. Oficialmente, apenas três países não começaram a vacinar: Burundi, Eritreia e Coreia do Norte.
Leia mais:
Apesar das cinco bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, é importante destacar que, com exceção da Janssen, os outros imunizantes disponíveis atualmente dependem de duas doses para seu efeito completo, ainda mais levando em conta a variante Delta.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!