As empresas de biotecnologia EvviVax e Applied DNA Sciences estão desenvolvendo uma vacina contra a Covid-19 de duas doses para gatos e outros animais domésticos.
Baseado no mesmo princípio da vacina humana, o imunizante veterinário começou a ser criado no início do ano passado. O próximo passo são os testes clínicos que devem ser feitos ainda este mês na cidade de Nova York.
publicidade
Os testes devem durar até seis meses e as empresas esperam conseguir a aprovação do Departamento de Agricultura dos EUA até julho para a criação da vacina contra a Covid-19 em animais.
Vale ressaltar que nos Estados Unidos, 54 gatos foram diagnosticados com a Covid-19. Felizmente, todos com sintomas leves, como espirros e coriza. Além de proteger os felinos contra o coronavírus, a meta é prevenir que o vírus sofra uma nova mutação capaz de reinfectar os humanos.
De acordo com James Hayward, CEO da Applied DNA Sciences, apesar dos gatos infectados não representarem riscos, é preciso ter cautela. “Não penso que ter um reservatório do mesmo vírus que infectou e devastou humanos em um gato doméstico seja uma boa ideia”. Segundo o executivo, ao proteger os gatos, também estamos protegendo a humanidade.
Vacina contra covid-19 em animais
Se a vacina for aprovada, a expectativa é que a imunização dos pets comece entre setembro e dezembro deste ano. Diferente das vacinas comuns, o imunizante será aplicado nos felinos por meio de um método chamado eletroporação. Com uma ferramenta especial, um pequeno pulso elétrico facilita que a vacina entre em contato com as células do animal.
Além dos gatos, a vacina também poderá ser utilizada em diversas espécies de animais domésticos, como coelhos, cachorros, furão-doméstico, e em felinos maiores, como leões e tigres.
Fonte: Forbes