Um estudo publicado na revista Primary Care Diabetes apontou que a Covid-19 está deixando os jovens portadores de diabetes muito mais preocupados do que aqueles que já possuem mais idade.
Ao realizar entrevistas com cerca de 1 mil portadores de diabetes tipo 1 e 2, os pesquisadores constataram que os mais jovens relatam mais preocupações com a nova doença infecciosa, assim como os fumantes e aqueles que sofrem com qualquer complicação decorrente da diabetes.
publicidade
A pesquisa aponta que 65% das pessoas entrevistadas apresentavam preocupações com o controle da diabetes caso fossem infectadas pela Covid-19, enquanto 81% diziam estar preocupadas com o risco maior de infecção.
Muitos entrevistados também afirmaram que sentem falta do apoio da família, amigos e até mesmo equipe médica quando demonstram estar muito preocupados com a possibilidade da infecção pela Covid-19.
“A falta de apoio social também foi associada ao aumento da preocupação, já que as pessoas com diabetes não conseguiam ver a família ou amigos, e as consultas médicas muitas vezes eram transferidas para a internet ou adiadas”, disse a principal autora do estudo, Shahina Pardhan.
Leia também!
“Não foi surpreendente que a maioria das pessoas que pesquisamos estivesse preocupada com o aumento do risco de complicações da Covid-19. No entanto, os mais jovens mostraram-se os mais preocupados, possivelmente porque agora se sabe que a Covid-19 pode resultar em complicações para a vida toda”, explicou a professora.
Pardhan ainda ressaltou que a diabetes é uma condição que pode gerar muitas complicações caso não seja controlada e com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a se atentar ainda mais para seu quadro clínico, já que a condição é um fator complicador para a doença causada pelo SARS-CoV-2.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!