A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a suspensão da vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos sem comorbidades nesta sexta-feira (18). A decisão foi tomada pela falta de imunizantes na cidade.
“O estoque da vacina Coronavac já estava zerado há mais de uma semana. O estoque da Pfizer pediátrica está no limite. São muito poucas doses, que não sustentam a manutenção da campanha. Somente as crianças que estavam pré-agendadas na escola serão vacinadas nesta semana”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
publicidade
Leia também!
“Nossa expectativa era receber mais doses de vacina pediátrica esta semana. Infelizmente, o Ministério da Saúde não enviou as doses para manter o calendário e ontem as vacinas já começaram a faltar nas unidades básicas de saúde. Fizemos alguns remanejamentos, mas não foi o suficiente e agora a gente mantém a vacinação apenas para crianças com comorbidades”.
Soranz relatou que espera que a vacinação de crianças seja retomada na próxima terça-feira (22), já que existe uma previsão de entregas de vacinas na segunda.
Em nota, o Ministério da Saúde relatou ter enviado 594,4 mil doses da Pfizer e 370,6 mil doses da Coronavac para o Estado, que é o responsável por distribuir os imunizantes aos municípios.

O secretário Daniel Soranz disse que recebeu as doses mencionados pelo Ministério da Saúde, no entanto, nenhuma da Pfizer seria adequada para a vacinação de crianças.
A nota do Ministério da Saúde afirma que pela formulação da CoronaVac ser a mesma, os imunizantes podem ser utilizados tanto na campanha de vacinação adulta, quanto na campanha infantil. O RJ recebeu tanto doses da Pfizer quanto da CoronaVac.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!