O estado de Sâo Paulo registrou 324 novas mortes por Covid-19 em 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia. Com isso, o estado ultrapassou 5 mil mortes por coronavírus neta terça-feira (19), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Isso representa um aumento de 7% em relação ao dia anterior.
O total de casos confirmados da doença no estado já chegou a 65.995, sendo 2.929 registrados nas últimas 24 horas. Vale ressaltar que o número de registros diários costuma ser maior em dias úteis, uma vez que os municípios trabalham com equipes reduzidas aos finais de semana e feriados, o que resulta em um atraso nas notificações no sistema.
publicidade
Embora a média de mortes diárias em São Paulo tenha se aproximado das 200 nas últimas semanas, o valor diário ainda não havia ultrapassado a casa dos 300. Se o estado de São Paulo fosse um país, seria o 13° com mais mortes no mundo, à frente de países como Turquia, Suécia e Índia.
Veja os números da pandemia no estado:
- Total de mortes: 5.147
- Novas mortes em 24 horas: 324
- Total de casos: 65.995
- Novos casos em 24 horas: 2.929
Dimas Covas, coordenador do Centro de Contingência do estado, afirmou: “Nós [Brasil] ultrapassamos o Reino Unido [em número de mortes]. Hoje nós somos o terceiro em número de casos e o sexto em número de mortes. Estamos disputando agora o segundo lugar com a Rússia. Estamos perdendo essa batalha contra o vírus, essa é a realidade. O vírus neste momento está vencendo a guerra”.
Foto: werbeantrieb/iStock
A Prefeitura de São Paulo antecipou feriados municipais para criar uma espécie de “feriadão” nesta semana, com o objetivo de aumentar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19. O governo do estado ainda está tentando antecipar o feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira (25).
Dimas Covas também falou sobre a tentativa de aumentar a taxa de isolamento social da população: “Os dias que se seguem, na minha visão, não são feriados, são dias de luta, dias de batalha intensa contra o vírus. A população tem papel fundamental nessa batalha. Se ela demonstrar que é possível que os índices de isolamento aumentem a valores próximos de 60%, ela estará demonstrando que nós podemos reverter essa luta. Nós estamos perdendo, nós podemos passar a um equilíbrio e eventualmente nós podemos começar a vencer”.
Covas afirma que a epidemia ainda está em curva de crescimento no estado e também no Brasil. De acordo com o governo estadual, nesta terça-feira (19), há 9,5 mil pacientes internados na rede hospitalar do estado, com confirmação ou suspeita de Covid-19. Em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são 3.659, e em leitos de enfermaria são 5.902.
Via: G1