O município de Serrana, no interior de São Paulo, iniciou nesta segunda-feira (6) a aplicação da terceira dose, também chamada de dose de reforço, da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan. A meta é aplicar 5 mil doses em idosos a partir dos 60 anos.
Segundo informações da Agência Brasil, a ação faz parte do Projeto S, conduzido pelo Butantan, que acompanha os resultados da vacinação na cidade. O programa começou em fevereiro com a aplicação de vacinas em toda a população adulta e concluiu a campanha em abril, com a imunização completa (com duas doses) dos 27 mil moradores com mais de 18 anos.
publicidade

Segundo os resultados da pesquisa do projeto, que estuda na cidade a efetividade da vacina, mostrou queda de 95% nas mortes por Covid-19, 86% nas internações e 80% nos casos sintomáticos da doença.
Ainda de acordo com a agência de notícias, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que a aplicação da dose de reforço permitirá o acompanhamento dos desdobramentos da pandemia com a chegada da variante Delta.
Leia mais!
Variante Delta: a nova ameaça global
Delta é o nome popular da variante B.1.617.2, uma cepa do vírus SARS-CoV-2 altamente contagiosa e possivelmente mais grave. As convenções de nomenclatura para as mutações foram estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma alternativa aos nomes numéricos.
A nova versão da doença foi identificada pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020 e percorreu rapidamente pelo país. No Brasil, o estado de São Paulo confirmou no final do mês de agosto a primeira morte provocada pela variante. Clique aqui e veja tudo o que você precisa saber sobre a variante Delta.
Crédito imagem principal: CoronaVac/Cadu.rolim/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!