Nesta terça-feira (15), o Ministério da Saúde da Eslováquia anunciou a chegada da vacina Novavax contra a Covid-19, uma nova esperança para que os negacionistas do país procurem se imunizar contra o SARS-CoV-2.
A nova vacina produzida nos Estados Unidos é baseada em uma tecnologia convencional de subunidade de proteína, que é utilizada há décadas para vacinar pessoas contra doenças como hepatite B e coqueluche. Segundo estudos preliminares realizados pela farmacêutica responsável pela Novavax, a vacina tem uma eficácia de 90% contra a Covid-19 e inclui ação contra variantes da doença.
publicidade
Leia também!
Atualmente, a Eslováquia é um dos países com a menor taxa de vacinação da União Europeia registrando apenas 51% da população de 5,4 milhões de habitantes imunizada. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que espera que a nova vacina ofereça um “forte incentivo a todos que ainda não foram vacinados ou reforçados, que agora é a hora de fazê-lo”.
Peter Visolajsky, presidente da Associação Sindical dos Médicos da Eslováquia, afirmou que os boatos sobre vacinas utilizarem fetos abortados podem ter desencorajado diversos eslovacos religiosos a se imunizarem contra a Covid-19.
“Usar uma tecnologia comprovada e mais convencional pode ser um argumento importante na Eslováquia”, explicou o médico.
Os eslovacos que quiserem se imunizar com a Novavax poderão se inscrever a partir desta terça-feira e serão convocados para o início da vacinação no final deste mês, explicou a porta-voz do Ministério da Saúde local, Zuzana Eliasova.
Via: Medical Xpress
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!