Sempre lembrado (e celebrado) pelo trabalho em ‘Superman’, o diretor Richard Donner, que morreu nesta segunda-feira (5), aos 91 anos, deixou uma extensa e variada filmografia. Da aventura juvenil ‘Os Goonies’ à comédia policial em ‘Máquina Mortífera’, o cineasta alcançou diferentes públicos e audiências em sua trajetória. Para celebrar esse legado, fizemos uma lista com dez filmes que têm a assinatura de Donner e que estão disponíveis nos principais serviços de streaming. Confira:
‘Superman – O Filme‘ (HBO Max)
publicidade
É inevitável começar a lista com este título. Com ‘Superman’ (1978), Donner estabeleceu as bases do gênero super-herói como conhecemos na atualidade. Não era a primeira vez que personagens dos quadrinhos apareciam nos cinemas, mas foi o que mostrou, em definitivo, que era possível transpor para a tela grande os feitos inimagináveis vistos nas HQs. Se os efeitos visuais hoje podem parecer datados, à época foram revolucionários e fizeram o público acreditar que o Superman podia mesmo voar, ainda mais ao som da música tema icônica composta por John Williams. Um clássico e até hoje um dos melhores filmes de super-herói já feitos. E Christopher Reeve é melhor Superman de todos.
‘Superman 2: A Aventura Continua – Versão do Diretor’ (HBO Max)
Bem antes do Snyder Cut houve o Donner Cut. Richard Donner começou a produção dessa continuação, filmada em paralelo o primeiro filme. Por conta de divergências entre o cineasta e os produtores, o diretor acabou sendo demitido e substituído por Richard Lester, que tocou o restante das filmagens e lançou a sequência em 1980. Em 2006, a Warner Bros. lançou esta versão do diretor, que traz um tom mais sóbrio do que o de Lester e inclui muito do material que ficou de fora no lançamento original.
‘Os Goonies’ (Apple TV e Google Play)
Filme que fez a cabeça de muitas crianças nos anos 80 (e 90, pelas inúmeras reprises na TV), ‘Os Goonies’ (1985) mostra uma faceta ainda mais aventuresca do diretor. Com produção de Steven Spielberg, o filme tem aquilo que ‘Stranger Things‘ tentou emular décadas mais tardes: um elenco infantil super afinado embarcando em uma jornada arriscada – para não falar de Sean Astin, ator do filme que participou da segunda temporada da série.
Leia mais:
‘Máquina Mortífera‘ (HBO Max)
Tá aí uma franquia que merecia ser mais lembrada. A quadrilogia tem alguns altos e baixos, sendo o quarto filme o mais fraco da série, mas segue como entretimento acima da média. Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover) são talvez a melhor dupla policial dos cinemas dessa comédia de ação. O ponto alto da série é o primeiro filme, de 1987, que também traz uma boa carga de drama e violência, se saindo um tanto mais maduro que outros títulos do gênero.
‘Máquina Mortífera 2‘ (HBO Max)
Falamos que o primeiro filme é o melhor da série, o que não significa que as três continuações são dispensáveis. De fato, a impressão é que a franquia vai decaindo um pouco ao decorrer da quadrilogia, mas ‘Máquina Mortífera 2’ (1989) é quase tão bom quanto o primeiro. Um dos destaques da sequência é a entrada de Joe Pesci como o criminoso tagarela Leo Getz, que vira testemunha sob proteção da dupla.
‘A Profecia‘ (Telecine Play)
Sim, também temos terror da filmografia da Donner. E não é simplesmente um filme do gênero, uma das obras clássicas. ‘A profecia’ (1975) figura em lugar de destaque junto a produções como ‘O exorcista’ e o ‘Bebê de Rosemary’. Primeiro grande sucesso de Richard Donner, foi o filme que o gabaritou para assumir o comando de ‘Superman’ pouco tempo depois. Mesclando bem suspense e horror, o diretor entrega uma história que provoca tensão pela atmosfera sinistra.
‘O Feitiço de Áquila‘ (Oldflix)
Outro exemplo da versatilidade do diretor, esta aventura medieval não foi exatamente um sucesso de bilheteria, mas ganhou status de cult com o passar dos anos. Lançado em 1985, mesmo ano que ‘Os Gonnies’, mostra o cineasta que conseguiu em um momento frutífero. A história acompanha um ladrão chamado Philippe Gaston (Matthew Broderick) em fuga após ser condenado à morte, sendo caçado pelo Capitão Marquet (Ken Hutchison). Gaston acaba sendo o elo de ligação entre o telespectador e o casal Isabeau D’Anjou (Michelle Pfeiffer) e Etienne Navarre (Rutger Hauer), que têm seu amor proibido por conta de uma maldição, o tal Feitiço de Áquila.
‘Maverick‘ (HBO Max)
Mais uma incursão de Richard Donner em gêneros cinematográficos, desta vez em um western. Em ‘Maverick’ (1994), o diretor retoma a parceria com Mel Gibson, que vive o jogador de pôquer Bret Maverick. Na trama, o protagonista junta forças com outra jogadora, Annabelle Bransford (Jodie Foster) para participar de jogo valendo meio milhão de dólares. Adaptado de uma série de TV dos anos 50, é um divertido faroeste.
‘Os Fantasmas Contra-Atacam‘ (Telecine Play)
Releitura moderna de ‘Um conto de Natal’, de Charles Dickens, ‘Os Fantasmas Contra-Atacam’ (1988) adiciona uma camada extra de humor ao clássico livro inglês. Em lugar de Scrooge, temos como protagonista o igualmente sovina Frank Cross (Bill Murray), inservível diretor de uma rede de televisão que só pensa na audiência. Após uma aparição de seu único e falecido amigo, Lew Hayward (John Forsythe), ele recebe a visita de três fantasmas (o do Natal Passado, Presente e Futuro).
‘Teoria da Conspiração‘ (Apple TV e Google Play)
Na época em que ‘Arquivo X’ estava no auge, diversas produções no cinema e na TV trouxeram histórias que abordavam a ideia de que o governo dos EUA agia nas sombras para acobertar informações. ‘Teoria da Conspiração’ (1997) é fruto desse período e tem como protagonista Jerry Fletcher (Mel Gibson), um taxista conspiracionista. Após divulgar mais uma de suas teorias insólitas em um jornal feito por ele mesmo, Fletcher vira alvo da CIA. O filme ainda tem no elenco Julia Roberts como a advogada Alice Sutton, por quem Fletcher é apaixonado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!