O comprovante de vacinação contra a Covid-19 é necessário para realizar diversas atividades no Brasil e em todo o mundo, como entrar em eventos e festas, mas pessoas que não tomaram o imunizante procuram maneiras de falsificar o documento e uma brecha encontrada no Conecte SUS pode facilitar essa ação.
O aplicativo do Ministério da Saúde permite que pessoas que tomaram a vacina consigam escanear o QR Code presente no verso dos documentos físicos. Porém, o Conecte SUS está reconhecendo qualquer QR Code como um comprovante de vacinação para alguns usuários, facilitando a vida de quem tentou burlar a lei.
publicidade
Leia também!
A descoberta foi feita por um leitor da agência de reportagem Saiba Mais, que denunciou que ao apontar a câmera para qualquer QR Code é exibida uma mensagem escrita “Ok”, como se aquele código fosse autêntico.
Após as críticas, o Ministério da Saúde informou que o problema foi solucionado. O Olhar Digital testou a ferramenta e comprovou que em alguns aparelhos o código aleatório foi reconhecido, enquanto em outros, a mensagem “QR Code Inválido” ficou aparente.
Ao testar com o QR Code presente no comprovante de vacinação, foi possível verificar os dados em um aparelho, mas em outro celular o código foi reconhecido como “inválido”, impossibilitando a comprovação da legitimidade do documento.
O intuito do leitor de QR Code é facilitar que estabelecimentos consigam reconhecer o documento de vacina dos seus clientes e um problema neste recurso facilita que pessoas não vacinadas transitem em ambientes considerados mais seguros, colocando a vida e a saúde dos outros em perigo.
O aplicativo do Conecte SUS apresentou problemas em dezembro do ano passado após um ataque hacker. A ferramenta ficou mais de uma semana fora do ar dificultando a emissão do comprovante de vacinação virtual em todo o Brasil.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!