Nesta terça-feira (29), faz 14 anos que a Apple lançou o primeiro iPhone, um smartphone que chegou para mudar o conceito que o mundo tinha sobre telecomunicações. Na verdade, pode-se considerar que foi o início de uma revolução em basicamente todos os setores.
Primeiro, porque mudou, fundamentalmente, a maneira como quase todas as tarefas são realizadas, gerando produtos e ideias inteiramente novas.
publicidade
Em segundo lugar, o próprio lançamento do produto em si, e todas as estreias que se sucederam edição após edição, definiram um padrão muito característico da Apple.
Adquirir um iPhone é como comprar o futuro
A expectativa gerada no público pelo primeiro iPhone é algo sem precedentes na história da empresa, e, por que não dizer, de toda a indústria tecnológica. “Você não estava apenas esperando para comprar um produto, você estava esperando para comprar o futuro”, definiu bem o estrategista de marketing e designer de produto Parker Ortolani, em um artigo para o site de tecnologia 9to5mac.
Este álbum do Flickr reúne imagens curiosas do dia do lançamento do iPhone: fotos dos telefones que os clientes tinham enquanto esperavam na fila. Isso é realmente muito emblemático e destaca o quão importante foi aquele dia para aquelas pessoas e para toda uma geração.
Leia mais:
Outro catálogo de registros daqueles momentos pertence a um antigo entusiasta do varejo da Apple, Gary Allen, falecido em 2015. Sua página no Flickr está repleta de álbuns incríveis de inaugurações de lojas, lançamentos de produtos e outras curiosidades. E um dos melhores álbuns de Allen é da estreia mundial do iPhone na Apple Store de Palo Alto, na Califórnia.
“Suas fotos capturam a primeira vez que os fãs da Apple fizeram fila em massa para colocar as mãos em um iPhone”, diz Ortolani. “Em todos os anos que se seguiram, os fãs continuaram a fazer fila para colocar as mãos na próxima geração do iPhone. A empolgação não iria diminuir, na verdade, eu diria que cresceu continuamente ao longo dos anos”.
Filas para comprar um iPhone são tradição até os dias de hoje
E as filas já viraram tradição. O cofundador da Apple, Steve Wozniak, foi o primeiro na fila em sua Apple Store local no Valley Fair Mall em San Jose. Uma foto capturou o momento em que as portas se abriram e Wozniak entrou na loja. E o mais interessante da foto é poder ver os dizeres na camisa dele: “A fila começa aqui”.
Naquele dia, muitas pessoas usavam trajes para comemorar o lançamento, enquanto outras usavam camisetas para anunciar seus negócios, sabendo que a imprensa estava cobrindo o evento.
Aqueles que compraram o primeiro iPhone naquele dia receberam uma sacola de compras especial de edição limitada, feita em papelão de alta qualidade, com alças de tecido. A embalagem tinha uma bela estampa de um iPhone brilhante na lateral com um texto embaixo. A bolsa agora é um item de colecionador, bem como as camisetas usadas pelos vendedores naquele dia, que hoje são vendidas como relíquias.
As cortinas sendo arrancadas, as enormes réplicas de telefones espalhadas pelas cidades e até a presença de celebridades, como Steve Jobs, também marcaram a data.
Não menos importantes do que todas as ações de marketing das lojas físicas, são aquelas relacionadas às lojas virtuais da Apple, a cada ano mais criativas e capazes de gerar mais empolgação e ansiedade no público. A estratégia de “interromper” a página para anunciar o lançamento do produto é quase como um “Desculpe-nos o transtorno, estamos em obra para melhor atendê-los”. E atende. Sempre melhor.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!