A escola do norte de Belfast (Brefne) é a quarta escola a ser aprovada para transformação para status integrado este ano
O Integrated Education Fund (IEF) da Irlanda do Norte deu as boas-vindas ao anúncio de que a Brefne Nursery School, no norte de Belfast, se tornará a primeira creche independente a se transformar em um estado integrado aqui.
A transformação será concluída em setembro de 2021, tornando a escola a quarta a ser aprovada para se transformar ao status integrado em quatro meses.
A mudança representa o maior crescimento em educação integrada por meio do processo de transformação da escola em mais de três décadas.
Uma esmagadora maioria de 92% dos pais de Brefne votaram a favor da mudança integrada em setembro de 2019 e ontem (quinta-feira, 10 de junho de 2021) o ministro da Educação, Peter Weir, ratificou a proposta de mudança.
Tina Merron, CEO do IEF, comenta a notícia:
“Estamos muito satisfeitos em receber a Escola Infantil Brefne como a primeira creche transformada. Nos últimos anos, tem havido um grande aumento na demanda por transformação para um status integrado por parte de pais e escolas. O IEF tem trabalhado em estreita colaboração com o Conselho da Irlanda do Norte para a Educação Integrada para fornecer apoio à Escola Infantil Brefne e, na verdade, a todas as escolas onde os pais votaram a favor da integração.
“A votação na Brefne ecoa a evidência de sucessivas pesquisas de opinião que mostram um desejo crescente de educação integrada em toda a Irlanda do Norte. Com este último anúncio, o Ministro reconheceu e cumpriu seu dever estatutário de ‘incentivar e facilitar’ a educação integrada na Irlanda do Norte. ”
Descrevendo o que o desenvolvimento significa para a escola, Victoria McGimpsey, Diretora da Escola Infantil Brefne, diz:
“Estou absolutamente encantado em ouvir a fantástica notícia de que o Ministro da Educação aprovou nossa Proposta de Desenvolvimento para a transformação para o status integrado controlado. Estamos extremamente orgulhosos de ser a primeira Escola Infantil da Irlanda do Norte a transformar e acreditamos que isso marca um futuro brilhante e empolgante para a educação infantil na Irlanda do Norte. Na Creche Brefne o nosso foco são sempre as crianças. Eles estão no centro de tudo o que fazemos.
“Sempre incentivamos as crianças e as famílias a se reunirem para celebrar suas diferenças, na esperança de estarmos dando às crianças um início positivo em sua jornada educacional ao longo da vida, tanto dentro como fora do prédio da escola. Não podemos agradecer o suficiente a todos que nos apoiaram e nos guiaram ao longo deste processo e estamos ansiosos para compartilhar as celebrações com todos os envolvidos nas próximas semanas. ”
Elaine Crozier, Presidente do Conselho de Governadores, acrescentou:
“Estamos todos muito satisfeitos e encorajados que, a partir de setembro de 2021, a Brefne Nursery School se tornará a primeira creche integrada independente da Irlanda do Norte. Este é o reconhecimento formal da compleição de nossa comunidade escolar, que viu crianças de todas as origens serem educadas juntas nos últimos 50 anos. É uma grande recompensa por décadas de trabalho árduo e uma maneira maravilhosa de terminar o ano letivo! ”
A campanha ‘Integrate My School’ do IEF contribuiu para aumentar o desejo de um ensino mais integrado na Irlanda do Norte. A Escola Infantil Brefne é apenas uma das oito escolas onde as cédulas dos pais foram realizadas em apoio a uma mudança para a integração formal, com a porcentagem de pais votando a favor de tal desenvolvimento, variando de 71% a 100%.
O Ministro da Educação também aprovou recentemente o status integrado para Seaview Primary School em Glenarm, Carrickfergus Central Primary School e Harding Memorial Primary School em Belfast. Mais duas escolas estão aguardando uma decisão ministerial sobre sua proposta de passar para o status integrado, a saber; Glengormley High School e Bangor Central Nursery School.
O número total de escolas integradas na Irlanda do Norte agora é de 68 (em setembro de 2021).
Os pais na Irlanda do Norte podem expressar apoio para que a escola de seus filhos se torne oficialmente integrada na plataforma Integrate My School: www.integratemyschool.com