Magnésio: Para que Serve? | Benefícios | Riscos

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magnésio para que serve
O magnésio é um mineral essencial. No entanto, ter muito magnésio no sangue pode ser perigoso. O termo médico para isso é hipermagnesemia, e uma overdose de magnésio é uma das possíveis causas.

O corpo precisa de magnésio para mais de 300 processos bioquímicos.

Níveis sanguíneos de magnésio de 1,7 a 2,3 miligramas por decilitro (mg / dl) estão dentro da faixa normal, enquanto níveis acima de 2,6 mg / dl podem indicar hipermagnesemia.

Ter muito magnésio no sangue é incomum. É mais provável que ocorra em pessoas com condições de saúde existentes, como insuficiência renal.

Doses excessivas de suplementos ou medicamentos também podem causar hipermagnesemia.

Magnésio: Para que serve? Veja seus benefícios e os riscos de alta dosagem

Neste artigo, discutimos os fatores de risco e sintomas de uma overdose de magnésio. Nós também descrevemos por que é importante obter o suficiente de magnésio da dieta e suplementos.

Os sintomas de uma overdose de magnésio

Magnésio: Para que Serve? | Benefícios | Riscos

A dosagem excessiva de suplementos de magnésio pode causar hipermagnesemia.

Se o corpo absorveu muito magnésio, uma pessoa pode notar qualquer um dos seguintes sintomas, que podem variar de leve a muito grave:

  • letargia
  • lavagem facial
  • diarréia
  • náusea
  • dores de estômago
  • vômito
  • depressão
  • fraqueza muscular
  • um batimento cardíaco irregular
  • baixa pressão arterial
  • retenção de urina
  • dificuldades respiratórias
  • parada cardíaca

Qual a probabilidade de uma overdose de magnésio?

Sobredosagens graves de magnésio são raras em pessoas saudáveis. Obter muito magnésio da dieta geralmente não é motivo de preocupação.

Ocasionalmente, uma alta dosagem de magnésio proveniente de suplementos ou medicamentos pode causar sintomas leves de superdosagem, incluindo diarréia, náusea e cólicas estomacais.

As seguintes formas de magnésio são mais prováveis de causar estes sintomas:

  • carbonato de magnésio
  • cloreto de magnésio
  • gluconato de magnésio
  • óxido de magnésio

Raramente, uma dosagem muito alta de um suplemento ou medicamento fornece mais de 5.000 mg de magnésio por dia . Isso pode causar toxicidade de magnésio. Os medicamentos envolvidos são tipicamente laxantes ou antiácidos.

Os rins eliminam o excesso de magnésio do corpo, e pessoas com problemas renais ou insuficiência renal são mais propensas a absorver muito magnésio.

Os médicos geralmente aconselham as pessoas com esse risco a evitar suplementos e medicamentos que contenham magnésio.

Fatores de risco

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A doença renal pode aumentar o risco de uma overdose de magnésio.

Os fatores de risco para uma overdose de magnésio incluem :

  • tendo doença renal
  • ter outras condições médicas, como hipotireoidismo , doença de Addison ou distúrbios gastrointestinais
  • tomar muitos suplementos ou medicamentos que contenham magnésio

O primeiro tratamento para a hipermagnesemia é parar de consumir magnésio em suplementos ou medicamentos. Outros tratamentos incluem:

  • Fluidos intravenosos
  • diuréticos
  • diálise

Se a hipermagnesemia for grave, o tratamento também pode envolver cálcio intravenoso .

Medicamentos que contêm magnésio

Os laxantes, em particular, freqüentemente contêm altos níveis de magnésio, devido a seus efeitos laxativos naturais. Embora esses medicamentos forneçam mais do que a quantidade recomendada de magnésio, o corpo geralmente não absorve tudo.

Por exemplo, 1 colher de sopa de leite de magnésia contém 500 mg de magnésio elementar. Uma dose diária para adultos é de até 4 colheres de sopa por dia, mas o corpo excreta grande parte do magnésio por causa dos efeitos laxantes da medicação.

Alguns medicamentos para enxaqueca também contêm magnésio, assim como alguns medicamentos para indigestão e azia . Tome apenas uma medicação que contenha magnésio com supervisão médica.

Benefícios do magnésio 

Magnésio: Para que Serve? | Benefícios | Riscos

O corpo requer magnésio para se manter saudável. É essencial para mais de 300 processos, incluindo:

  • função muscular
  • função nervosa
  • síntese proteíca
  • formação óssea
  • Síntese de DNA
  • produção de energia
  • saúde do coração
  • manter os níveis de açúcar no sangue
  • manutenção da pressão arterial

Alguns estudos sugerem que o magnésio pode ajudar a tratar ou prevenir:

  • pressão alta
  • doença
  • a cardíaca
  • Diabetes tipo 2
  • osteoporose
  • dores de cabeça da enxaqueca No entanto, confirmar os efeitos do magnésio nessas condições exigirá mais pesquisas.

A deficiência de magnésio, ou hipomagnesemia, é muito mais comum que a hipermagnesemia, especialmente em indivíduos saudáveis. Algumas pesquisas indicam que 10% a 30% das pessoas têm baixos níveis de magnésio.

Escritório de Suplementos Dietéticos dos American National Institutes of Health recomendam as seguintes doses diárias de magnésio:

  • 400 a 420 mg para homens adultos
  • 310-320 mg para mulheres adultas
  • 350-360 mg durante a gravidez

Fatores de risco para deficiência de magnésio incluem :

  • Doença de Crohn , doença celíaca e outras doenças gastrointestinais
  • Diabetes tipo 2
  • transtorno do uso de álcool
  • idade avançada
  • certos medicamentos, como inibidores da bomba de prótons e diuréticos
  • ser uma mulher adolescente – em média, esse grupo pode receber menos magnésio da dieta

Fontes de magnésio

As pessoas podem satisfazer suas necessidades de magnésio através da dieta e suplementos dietéticos:

Alimentos

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Feijão preto é uma fonte de magnésio.

O magnésio está presente em muitos alimentos, incluindo:

  • leguminosas, como feijão preto e feijão
  • nozes, incluindo amêndoas, castanhas de caju, amendoim e manteiga de amendoim
  • grãos integrais, como arroz integral e aveia
  • batatas, quando uma pessoa come a pele
  • vegetais verdes folhosos, como espinafre
  • cereais matinais fortificados
  • produtos de soja, incluindo leite de soja
  • produtos lácteos, como leite e iogurte

Não há necessidade de limitar a quantidade de magnésio na dieta se o corpo puder excretá-lo pelos rins.

Suplementos

As pessoas podem tomar suplementos para atender às suas necessidades de magnésio. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos , a maioria das pessoas nos Estados Unidos não obtém magnésio suficiente apenas de suas dietas. No entanto, tomando suplementos, a maioria das pessoas obtém mais magnésio do que o necessário.

Para evitar uma overdose, não tome mais de 350 mg de magnésio por dia.

Fontes tópicas de magnésio

Alguns acreditam que o corpo pode absorver magnésio particularmente bem através da pele, em um processo chamado absorção transdérmica.

Por este motivo, uma pessoa pode tentar satisfazer os seus requisitos usando sais Epsom ou óleos de magnésio tópicos. No entanto, pouca ou nenhuma pesquisa científica atualmente apóia a ideia.

Conclusão

O magnésio é essencial para o bem-estar, mas muito pode causar problemas, incluindo problemas digestivos, letargia e batimentos cardíacos irregulares. Em casos raros, uma overdose de magnésio pode ser fatal.

A toxicidade do magnésio é rara em pessoas saudáveis ​​e os níveis são mais baixos do que altos.

Pessoas com condições que afetam os rins estão entre aqueles em risco de absorver muito magnésio. O risco de morte é maior em idosos com insuficiência renal.

É improvável que uma pessoa ingere overdose de magnésio na dieta, mas suplementos e medicamentos podem fornecer magnésio em excesso.

O diagnóstico precoce de uma overdose de magnésio é importante. O tratamento geralmente é eficaz se um médico detectar a overdose em um estágio inicial.

Veja também: Vitamina D: para que serve? Quais seus benefícios 

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