O que é Spam

0
652
O que é Spam

 O que é Spam? Quais tipos de Spam

Spam é  e-mails eletrônico não solicitado e indesejado enviado em massa para uma lista de destinatários indiscriminada. Normalmente, o spam é enviado para fins comerciais. Pode ser enviado em grande volume por bots, redes de computadores infectados.

O que é Spam

Por que as pessoas enviam e-mails de spam?

Muitas vezes, o email de spam é enviado para fins comerciais. Embora algumas pessoas o considerem antiético, muitas empresas ainda usam spam. O custo por e-mail é incrivelmente baixo e as empresas podem enviar quantidades em massa de forma consistente. O email de spam também pode ser uma tentativa mal-intencionada de obter acesso ao seu computador.

Como parar de receber spam?

O que é Spam

E-mails de spam podem ser difíceis de serem interrompidos, pois podem ser enviados por botnetsBotnets são uma rede de computadores infectados anteriormente. Como resultado, o spammer original pode ser difícil de rastrear e parar.

Se você receber uma mensagem que pareça ser spam – por exemplo, se você não reconhecer o remetente – marque a mensagem como spam em seu aplicativo de e-mail. Não clique em links ou arquivos anexados, incluindo links de cancelamento ou cancelamento de assinatura. Às vezes, os spammers incluem esses links para confirmar se seu endereço de e-mail é legítimo ou se os links podem acionar páginas da Web ou downloads maliciosos.

O email de spam é perigoso?

O que é Spam

O email de spam pode ser perigoso. Pode incluir links maliciosos que podem infectar seu computador com malware . Não clique em links em spam. E-mails de spam perigosos costumam soar urgentes, então você sente a necessidade de agir. Continue lendo para saber mais sobre alguns dos tipos básicos de spam.

 

Tipos comuns de spam:

O que é Spam

Anúncios comerciais

Quer uma mensagem de e-mail seja spam ou um anúncio legítimo, no Brasil ela está sujeita às diretrizes da lei CAN-SPAM.

Quando as empresas capturam seu endereço de e-mail, elas geralmente assinam seu boletim informativo por padrão, como uma maneira barata de vender seus produtos. Sempre que você preencher um formulário on-line, procure uma caixa de seleção para ativar ou desativar o e-mail de marketing. Embora esses e-mails possam ser incômodos, a maioria deles é inofensiva e, por lei, eles devem ter uma opção de desativação ou cancelamento de assinatura visível.

Se você cancelar a inscrição e continuar recebendo spam, atualize suas configurações de e-mail para filtrar as mensagens do endereço do remetente para fora da sua caixa de entrada.


Avisos  de antivírus

Ironicamente, os avisos de antivírus são uma tática comum de spam. Esses e-mails avisam sobre uma infecção por vírus no computador e oferecem uma solução – geralmente uma verificação antivírus – para corrigir a suposta ameaça cibernética. Mas morder a isca e clicar no link pode conceder ao hacker acesso ao seu sistema ou baixar um arquivo malicioso.

Se você suspeitar que seu computador está infectado, não clique em um link de e-mail aleatório. Em vez disso, busque soluções de software de segurança cibernética legítimas para proteger seus endpoints.


Por que os golpes de e-mail de phishing costumam ser eficazes? Porque os e-mails de spam imitam magistralmente as mensagens corporativas legítimas para você agir. O spammer escolhe uma empresa em que as vítimas confiam, como um banco ou um empregador, e usa a formatação e os logotipos exatos da empresa.

Antes de responder ou clicar em qualquer coisa, verifique a linha De para garantir que o endereço de email do remetente (não apenas o alias) seja legítimo. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa para verificar se o email é real.


Ganhadores em Sorteios

Os spammers costumam enviar e-mails alegando que você ganhou um sorteio ou um prêmio. Eles pedem que você responda rapidamente para receber seu prêmio e pode pedir para clicar em um link ou enviar algumas informações pessoais. Se você não reconhecer a concorrência ou se o endereço de e-mail parecer duvidoso, não clique em nenhum link nem responda com detalhes pessoais.


Golpes pedindo dinheiro

Infelizmente, os spammers atacam a boa vontade das pessoas. Um golpe de dinheiro comum começa com e-mails pedindo ajuda em circunstâncias terríveis. O spammer fabrica uma história sobre a necessidade de fundos para uma emergência familiar ou um evento trágico da vida. Algumas fraudes, como o esquema de príncipes nigerianos, prometem dar-lhe dinheiro se você apenas enviar as informações da sua conta bancária ou pagar uma pequena taxa de processamento. Tenha sempre cuidado ao fornecer informações pessoais ou enviar dinheiro.

Espero poder ter esclarecido “o que é Spam”

Até a próxima.