A equipe do Observatório e Planetário Armagh saiu hoje (quinta-feira, 10 de junho) para ter um vislumbre do eclipse solar parcial. Foi o primeiro visível da Irlanda desde março de 2015.
Um eclipse solar acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. Um eclipse solar parcial acontece quando a Lua cobre apenas parcialmente o sol. O tipo de eclipse solar que ocorrerá sempre depende de onde a Lua está em sua órbita elíptica e ligeiramente inclinada – é por isso que não há um eclipse solar todos os meses durante a Lua Nova.
A oficial sênior de educação, Heather Alexander, do Observatório e Planetário de Armagh explica: “Hoje, cerca de 31% do Sol foi eclipsado pela Lua visto de Armagh. Enquanto isso, partes do Canadá, o Pólo Norte e a Sibéria Oriental viram um eclipse anular, com a Lua sobre o meio do Sol, mas não o cobrindo totalmente, deixando um ‘anel de fogo’ em todas as bordas. O próximo eclipse solar parcial visível de Armagh será em 25 de outubro de 2022, com menos sol eclipsado pela Lua do que hoje.
“O equipamento usado pela equipe hoje se chama solarscópio. É um equipamento especialmente desenvolvido para observar o sol com segurança. O visor é apontado para o Sol e o reflexo ampliado do Sol é então projetado no papelão. Filtros e telescópios solares especializados também foram usados por nossos astrônomos para ver o eclipse. Você nunca deve olhar diretamente para o Sol. ”
O Observatório Armagh e Planetário será reabrir as suas portas no sábado 26 de Junho de 2021 e irá apresentar o seu novo espaço de exposição. Os ingressos já estão à venda em https://www.armagh.space