O que é Yeshua? Qual Significado?

0
800
O que é Yeshua

  O que é Yeshua e Qual Significado ?

Existem várias definições de Yeshua que podem ser encontrados em hebraico e texto bíblico aramaico, tiradas do verbo hebraico, yasha, que significa “para entregar, salvar ou resgate”, e também declarou como “Yehoshua”. Pronúncia de “Yeshua, ”em hebraico, pode ser lida da seguinte maneira:‘‘Ayin’ Yod’,‘Shin’,‘Vav’, em aramaico, a prazo,‘Yeshu’, foi transliterado do termo hebraico de Yeshua, pronunciado como“Yeh- shoo “, e perdendo o” a. ”

Traduções gregas têm “Yeshua” listado como Yesous , entre os gregos do primeiro século, dos quais o nome, Jesus, é derivado .

O envolvimento do Conselho de Nicéia, dentro da Igreja Católica Romana, bem como a influência da língua inglesa no texto bíblico, mudou o uso de “Yeshua” para descrever o Salvador em Jesus . “Yeshua” pode ser encontrado mais na Bíblia hebraica e outros textos antigos que ainda são referenciados entre aqueles na fé judaica. O hebraico ainda é considerado a linguagem sagrada usada principalmente para adorar e orar a Deus.

A conexão entre Josué e “Yeshua”

Embora o termo “Yeshua” não possa ser encontrado entre as Bíblias cristãs hoje, as sugestões para Yeshua podem ser encontradas entre as menções de Josué, filho de Nun, em Deuteronômio 32:44 (Josué conduziu o povo de Israel para fora do Egito com Moisés) , Neemias 8:17 (a reunião da Festa dos Tabernáculos que foi duradoura realizada nos tempos de Josué), Atos 7:45 (o tabernáculo no deserto trazido aos gentios por Josué), Hebreus 4: 8(Josué falando de outro dia à frente para o povo de Deus), e nos livros de Primeira e Segunda Crônicas e Esdras. No texto hebraico, Josué é chamado “Yeshua bin-Nun” ( Neemias 8:17 ) e “Yehoshua”. ( 1 Crônicas 7:27 )

Joshua é declarado como “Jeshua” em algumas Bíblias inglesas , e enquanto você lê vários desses versos , você pode ver a semelhança de Josué levando os judeus para fora do Egito como Yeshua lideraria e salvaria todas as pessoas anos depois como o Salvador.

“Yeshua” pode se considerar um nome pessoal de Jesus?

Agora, sabendo que Yeshua significa “salvar, libertar” e ver que “Yeshua” é representado na Bíblia , mesmo que não seja pelo nome, como esse nome pode parecer tão pessoal para nós como “Jesus”?

Primeiro, é o entendimento de que “Yeshua” é um nome mais pessoal de Jesus porque se originou na vida em que Jesus estava vivo na terra. O uso de “Yeshua” em texto hebraico se conecta mais a quando Jesus emergiu na presença daqueles que o cercam, assim como o hebraico é mencionado, anteriormente, como a linguagem sagrada. Aqueles que eram fluentes em hebraico, grego e aramaico decifrariam que “Yeshua” significava “libertador, salvador” e perceberiam que esse homem era mais do que um homem. Juntamente com o seu comportamento e conexão espiritual com Deus, aqueles ao seu redor veriam que Ele era diferente dos outros e isso provavelmente levou a Ele ser amado por alguns e odiado por outros.

Além disso, vendo Jesus como representado no Antigo Testamento, como no Novo Testamento, com Josué, filho de Nun, as pessoas seriam capazes de ver os traços emergentes de Jesus como levando o povo para longe da escravidão do Egito, permanecendo com eles através do provações no deserto, e ser visto como um salvador em trazê-los para uma nova terra. A visão de Jesus para nós, como Yeshua no lugar de Josué, mostra que, ao longo do tempo, Ele esteve lá como o libertador e salvador de pessoas necessitadas de ajuda.

O que “Yeshua” significa para nós hoje?

Embora “Yeshua” não seja tão verbalmente ligado a Jesus no cristianismo moderno como é para aqueles que seguem o judaísmo, todos ainda devem ver “Yeshua” como um nome que celebra o que Ele fez na terra e no céu para todos aqueles que professam Sua existência.

Ao reivindicar “Yeshua” como um nome de Jesus, apoiamos o vínculo que temos com o Messias ao reconhecer tudo o que Ele fez para nos livrar da escravidão do inimigo e nos salvar de nós mesmos, de nossa natureza pecaminosa. Até mesmo dizer “Yeshua” quando se dirige a Ele em oração estabelece um vínculo mais estreito com o Senhor que poderia ser visto da mesma forma que alguém faria referência a um ente querido de uma maneira íntima.

Yeshua é Jesus

Chamar Jesus de “Yeshua” também fortalece nossa consciência de quem Ele é que não é moldado pelo texto bíblico de qualquer organização religiosa, mas do ambiente no qual Ele chegou ao planeta. Ele é chamado vários nomes que todos significam o mesmo homem que viveu na terra por trinta e três anos, foi para a cruz, e ressuscitou no terceiro dia para derrotar a morte e reencontrar Seu Pai no céu.

Espero ter esclarecido, Ficamos por aqui, Até a próxima.

Veja tambem : o que é ranço ?

O que é Spam?