Em um estudo de uma parcela de multicêntrico, um pequeno RNA semelhante a microRNA codificado por SARS-CoV-2 foi identificado no soro de pacientes com Covid-19.
Isso pode ser desenvolvido como um biomarcador não invasivo para estratificação de pacientes graves de leve/moderado e para identificação de indivíduos de alto risco antes da manifestação clínica de sintomas graves.
publicidade
Este biomarcador garante a alocação adequada de pacientes em diferentes níveis de instalações médicas e permite um controle mais eficaz da pandemia e o alívio dos fardos socioeconômicos.
A Covid-19 desenvolveu uma pandemia global em 2020-2021 e embora a maioria dos casos sejam leves, alguns pacientes desenvolvem rapidamente a síndrome do desconforto respiratório agudo e outras complicações graves, levando à falência de múltiplos órgãos e até mesmo à morte.
Como as instalações médicas não têm biomarcadores confiáveis para prever a probabilidade de progressão da doença e identificar pacientes de alto risco que requerem atenção médica imediata, as pessoas só podem ser tratadas após o aparecimento de sintomas graves, perdendo assim a melhor janela de tratamento.
Além disso, como os pacientes de Covid-19 não podem ser estratificados na admissão, eles precisam ser colocados em quarentena e tratados sem triagem, o que muitas vezes causa alta pressão sobre os serviços de saúde.
Este estudo fornece um biomarcador de prognóstico precoce confiável para a gravidade do Covid-19, sendo um pequeno RNA semelhante a microRNA codificado pelo vírus SARS-CoV-2, denominado miR-nsp3-3p, que está exclusivamente presente no soro de pacientes graves, mas não em pacientes não graves e controles saudáveis.
Leia também:
Os pontos deste estudo são:
- Os pacientes com Covid-19 normalmente sofrem de uma deterioração repentina para uma doença grave. Prever quem, entre os pacientes, progredirá em direção a esta grave crise, proporcionará uma vantagem significativa para evitar a sobrecarga dos hospitais e fornecer tratamento otimizado aos pacientes. O novo biomarcador pode ser prontamente aplicado na atual pandemia e como era de se esperar, fornecer um meio simples para monitorar convenientemente a progressão da doença em pacientes com o vírus.
- O SARS-CoV-2, como um vírus de RNA, está evoluindo rapidamente e agora mais variantes transmissíveis como a variante delta estão se tornando dominantes em muitas regiões. A descoberta pode ser confiável independentemente do surgimento de uma nova variante.
- Por ser um biomarcador de prognóstico, miR-nsp3-3p pode ser usado para apoiar a tomada de decisão e o planejamento logístico em sistemas de saúde e facilitar a prevenção e o controle mais precisos da epidemia, especialmente em regiões carentes com escassez de recursos médicos.
Fonte: Medical Xpress
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!