A nave de carga Dragon, da SpaceX, terá seu retorno do espaço à Terra transmitido pela Nasa, segundo comunicado divulgado pela agência espacial americana. Pelas informações, a embarcação criada pela empresa de Elon Musk partirá da Estação Espacial Internacional (ISS), na próxima terça-feira, 6 de julho de 2021.
A Dragon foi originalmente lançada em 3 de junho, do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy. A nave da SpaceX voltará à Terra trazendo aproximadamente 2,2 toneladas de experimentos científicos para avaliação das equipes de solo que a resgatarem.
publicidade
Leia também
“Controladores no solo posicionados na estrutura da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, vão enviar à Dragon o comando de destravamento da porta do módulo Harmony da ISS, com o astronauta da Nasa, Shane Kimbrough, monitorando a situação de dentro da estação”, diz trecho do comunicado. “Estima-se que a Dragon faça seu pouso assistido por pára-quedas no oceano em torno da 1h00 de 8 de julho”.
Pousar no oceano próximo à costa da Flórida permitirá o recolhimento e transporte rápido da cápsula de volta para o Centro Espacial Kennedy. A ideia é que essa velocidade beneficie os experimentos contidos com um tempo reduzido de exposição à gravidade.
Falando nos experimentos, alguns dos que a Dragon trará de volta à Terra incluem:
- Liofilização-2: examina o impacto da gravidade em materiais congelados a vácuo (criodissecação), podendo resultar no aprimoramento deste processo para produtos farmacêuticos e outras indústrias. A criodissecação costuma aumentar a vida utilútil de um produto em armazenamento em décadas
- Experimento de Musculatura Molecular-2: testa uma série de drogas para saber se elas podem aprimorar a saúde no espaço, o que pode resultar em novas capacidades terapêuticas para objetos de estudo na Terra
- Biofilmes Orais no Espaço: estuda como a gravidade afeta a estrutura, composição e atividade de bactérias da boca na presença de agentes comuns de saúde bucal. Esse estudo pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos de doenças da boca, como periodontite e formação de canais
A cobertura ao vivo da partida da nave Dragon, da SpaceX, será a partir das 11h45 (horário de Brasília, e a Nasa disponibilizará a transmissão pelo site oficial da agência e seu aplicativo (iOS / Android / Amazon). O pouso no oceano, porém, não será transmitido.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!