Um experimento realizado na Islândia mostrou que uma semana de trabalho de quatro dias fez com que os trabalhadores se sentissem mais produtivos e satisfeitos, tanto com seus empregos, quanto com suas vidas pessoais. A pesquisa envolveu mais de 2.500 islandeses, empregados em uma grande variedade de setores da economia e do funcionalismo público, incluindo saúde e educação.
O experimento foi realizado entre 2015 e 2019, a fim de averiguar quais seriam os efeitos de longo prazo na produtividade e na vida pessoal dos participantes. Os pesquisadores descreveram os resultados da semana de trabalho de quatro dias como “um sucesso esmagador”, uma vez que a produtividade seguiu a mesma ou melhorou, com um clima mais leve no ambiente de trabalho.
publicidade
Outros testes parecidos têm sido aplicados em diferentes partes do mundo, como por empresas da Espanha e pela filial da Unilever na Nova Zelândia. Na Islândia, os testes foram conduzidos pela Câmara Municipal de Reykjavík, que é a capital e maior cidade do país e teve apoio do governo nacional. O número de 2.500 trabalhadores equivale a 1% de toda a população do país.
Islandeses estão trabalhando menos

Segundo os pesquisadores do think tank britânico Autonomy e da Associação por uma Democracia Sustentável (Alda), essa última da Islândia, a maior parte dos trabalhadores passaram de 40 horas de trabalho semanais para 35 ou 36 horas. Isso permitiu que os trabalhadores tivessem uma melhor qualidade de vida e se sentissem menos estressados.
O avanço dos estudos fez com que a maior parte dos sindicatos negociassem menores cargas horárias, com isso, hoje, 86% da força de trabalho islandesa trabalha menos horas do que trabalhava em 2015, ou está perto de conquistar esse direito. A redução das horas trabalhadas não implica em redução de salários ou direitos adquiridos.
Leia mais:
Além de menos estresse e relatos de menor risco de exaustão, os trabalhadores também relataram melhora na saúde física e mental, no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mais tempo para melhorarem sua habilidades, como aprender um segundo idioma ou fazer uma outra graduação, além de mais tempo para se dedicar aos hobbies e realização de tarefas domésticas.
Com informações de BBC e Futurism
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!