Em participação virtual no Mobile World Congress 2021 (MWC) de Barcelona, o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que a empresa definiu metas ambiciosas de reutilização de foguetes boosters Falcon: alguns deles já estão “programados para voar 20 ou possivelmente 30 vezes”.
Essa afirmativa acontece menos de dois meses depois da décima viagem do booster B1051, que enviou 60 satélites e um estágio superior em seu caminho para a órbita, tornando-se o primeiro estágio do Falcon 9 a aceitar dez lançamentos e pousos de classe orbital.
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Cinco anos e meio depois do primeiro pouso de booster bem-sucedido do Falcon 9, quatro anos depois da primeira reutilização de booster bem-sucedida da SpaceX e sete semanas após esse marco de dez voos do primeiro estágio do Falcon 9, Elon Musk afirma que alguns dos boosters da empresa poderão voar entre 20 e 30 vezes.
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Musk sempre deixou bem claro que era intenção da SpaceX lançar novos boosters Falcon até 10 vezes sem reforma. Embora a empresa tenha abandonado os planos de recuperar e reutilizar o estágio superior do Falcon 9 para priorizar o desenvolvimento da nave estelar, o sonho de Musk de cortar o custo de lançamento em toda a magnitude quase foi realizado.

Imagem: WKMG TV 2021
Tecnicamente, se a SpaceX tivesse desenvolvido um estágio superior reutilizável, o Falcon 9 como está hoje poderia custar apenas 10% de seu preço de tabela, ou seja, US$ 6 milhões. Incluindo o custo de um novo estágio superior dispensável para cada missão, o custo real de um lançamento moderno do Falcon 9 com um reforço comprovado em voo e carenagem de carga útil está perto de US$ 18 milhões.
Ainda em sua participação no MWC, Musk confirmou que o custo das operações do Falcon 9 – reforma, recuperação, consumíveis e qualquer outro trabalho recorrente – é apenas 10% do custo de lançamento, efetivamente reiterando que a atualização do Bloco 5 do Falcon 9 realmente criou um impulsionador de foguetes que praticamente não requer reforma.
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Em teleconferência realizada em 2018, Musk ressaltou que, além dos planos de até dez voos sem reforma, os boosters Falcon poderiam voar até mais de 100 vezes com manutenção profunda ocasional – não muito diferente das aeronaves modernas.
É possível que a SpaceX tenha descoberto que os boosters Falcon 9 Bloco 5 – que precisam de uma pequena quantidade de reforma e inspeção após cada lançamento – podem realmente voar 20 ou 30 vezes sem grande retrabalho. No final das contas, só o tempo dirá, mas o 11º vôo do Falcon 9 B1051 é esperado – desta vez da costa oeste – já no fim de julho ou agosto de 2021, levando o primeiro ou segundo lote dedicado de satélites polares Starlink da SpaceX.
Fonte: Teslarati
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