A SpaceX finalizou o que parece ser a primeira parte de uma estrutura destinada a capturar naves Starship e seus propulsores, quando estes retornarem de missões ao espaço no futuro. A empresa de Elon Musk sempre usou do discurso que ambos os artefatos pudessem ser reutilizados, gerando economia de custos na produção de novos foguetes.
Algumas imagens da nova estrutura, situada na base de lançamento de Boca Chica, no sul do estado americano do Texas e vizinha ao Golfo do México, foram compartilhadas por usuários no Twitter.
publicidade
Leia também
Originalmente, o propósito da estrutura era o de acoplar os propulsores da Starship à nave, configurando a fase final que antecede ao lançamento dela. Depois disso, há alguns meses, Elon Musk começou a falar sobre eventuais capacidades de conserto e manutenção das naves em tempo real. Agora, o excêntrico CEO quer também que o mesmo prédio possa “agarrar” naves que estejam retornando de missões.
Musk recentemente referiu-se à estrutura nova como “Mechazilla”, em referência ao monstro cibernético da franquia de filmes “Godzilla” (apesar do nome correto ser “Mechagodzilla”). Embora o funcionamento dela ainda seja um mistério, o CEO teceu alguns detalhes, afirmando que uma espécie de “braço” metálico agarraria os propulsores Super Heavy pela parte de baixo, onde os foguetes contam com uma parte em formato de barbatana e grades.
Inclusive, outras imagens mostram uma parte dos propulsores, onde essas respectivas partes foram destacadas.
Felizmente, o ritmo de construção da SpaceX para a estrutura que vai capturar as naves Starship parece estar bem avançado, então, embora seus detalhes ainda sejam um segredo, é provável que Elon Musk os revele com mais destaque logo.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!