Na última quarta-feira (16), o telescópio espacial Hubble foi atingido por conta de problemas de computador e teve todas as suas visualizações astronômicas interrompidas, de acordo com informações da Nasa.
Em março, o time de controle da missão do telescópio Hubble já havia levado um susto com uma falha de hardware do instrumento, que também suspendeu temporariamente as observações. Sendo assim, desde domingo (13) , o observatório orbital está ocioso, pois o computador de cargas úteis do telescópio apresentou uma falha, que causou uma parada inesperada no funcionamento.
publicidade
Agora, a equipe de operações se prepara para alterná-lo por um dos módulos reserva e restaurar a operação. O computador é um dispositivo criado justamente para controlar e coordenar os instrumentos científicos instalados a bordo do telescópio. Portanto, o computador principal parou de receber um sinal de retorno padrão entre este dispositivo e o de carga útil, que indica que as operações estão normais.
Na segunda (14), a Nasa chegou a reiniciar o computador de cargas úteis, porém, a falha voltou a se repetir. Depois de analisar os dados do ocorrido, a equipe está investigando a possibilidade do problema ter ocorrido em função da degradação do módulo de memória do telescópio.
O ideal é que depois que o módulo for alternado, o computador deverá retomar ao funcionamento normal durante um dia para a equipe verificar se o problema foi de fato solucionado.
Leia mais:
Na década de 1980, quando um computador que controlava os instrumentos científicos foi desligado foi possivelmente por causa de uma placa de memória com defeito.
Os controladores de vôo do Goddard Space Flight Center da Nasa em Maryland tentaram reiniciar o computador na mesma semana, mas a. situação se repetiu. Agora, estão tentando mudar para uma unidade de memória de backup. Caso funcionar, o telescópio será testado por um dia, antes que os instrumentos científicos sejam ligados e as observações possam ser retomadas.
Por enquanto, as câmeras e outros instrumentos estão no chamado modo de segurança. Além de que os cientistas esperam ter uma sobreposição em órbita entre o Hubble e o consideravelmente mais avançado e poderoso Webb.

O Hubble foi lançado em 1990 e está mostrando cada vez mais sinais de envelhecimento, por mais que uma série de reparos e atualizações foram feitos por astronautas em viagens espaciais. O computador ocioso foi instalado durante a quinta e última chamada de serviço em 2009.
Ademais, a Nasa planeja lançar o sucessor do Hubble, o telescópio espacial James Webb, ainda em novembro. O observatório estará muito longe da Terra, aproximadamente 1 milhão de milhas (ou seja, cerca de 1,5 milhão de quilômetros) de distância em uma órbita solar.
Sem contar que o lançamento da Guiana Francesa usando o foguete europeu Ariane está anos em atrasado e o último foi de duas semanas, resultado de problemas de processamento e programação de foguetes.
Fonte: Nasa
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!