Cientistas da Universidade Fudan de Xangai, na China, anunciaram a criação de um novo teste para Covid-19. A promessa é de que o exame seja capaz de detectar o vírus em quatro minutos de forma tão precisa quanto o atual PCR, uma das principais formas de diagnosticar a doença.
Hoje, os testes PCR são considerados os mais precisos e sensíveis para detecção do SARS-CoV-2, no entanto, leva algumas horas para ficar pronto. Em épocas de grande demanda, por exemplo, os resultados podem demorar dias para ficarem prontos.
publicidade
Leia também!
No estudo publicado sobre o novo teste, os pesquisadores explicaram que o dispositivo utiliza um sensor baseado em microeletrônica para analisar o material genético, sem a necessidade de enviar a amostra para o laboratório.
“Implementamos um biossensor eletromecânico para a detecção de SARS-CoV-2 em um dispositivo protótipo integrado e portátil e mostramos que detectou (RNA do vírus) em menos de quatro minutos”, escreveu a equipe responsável.
Durante o período de testes clínicos do novo exame, os pesquisadores obtiveram 33 amostras de pessoas infectadas pela Covid-19 em Xangai, todos os testes corresponderam exatamente com o resultado obtido em testes PCR.

Em outro estudo, o novo exame testou 54 pessoas, incluindo pacientes com sintomas como febre, mas sem a presença confirmada do SARS-CoV-2 e voluntários que atuam na área da saúde. Nenhum dos 54 resultados apresentou falso positivo, comprovando a eficácia do teste.
O maior intuito dos pesquisadores é facilitar a detecção da Covid-19 em situações que necessitam de testagem rápida e precisa, como aeroportos, unidades de saúde e até mesmo para pacientes em casa.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!