O refrigerante tem uma má reputação nutricionalmente, e merecidamente. Normalmente composta de pouco mais do que açúcar (ou xarope de milho rico em frutose), água gaseificada e sabores e cores artificiais, a bebida adoçada tem sido associada a tudo, desde a obesidade à cárie dentária .
No entanto, se você beber muito refrigerante , há um efeito colateral surpreendente que você pode não perceber – e que pode afetar seriamente sua saúde nos próximos anos: você pode desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD).
De acordo com um estudo publicado no Canadian Journal of Gastroenterology , o consumo excessivo de refrigerante está fortemente relacionado ao desenvolvimento de NAFLD, que ocorre quando a gordura se acumula no fígado de uma pessoa. Os pesquisadores do estudo observaram um grupo de 310 pacientes com NAFLD ao longo de um período de 36 meses, durante o qual um subconjunto de 31 pacientes com NAFLD que não tinham outros fatores de risco típicos para a doença – incluindo diabetes, obesidade e hipertensão – foram comparados a um grupo de controle. Aqueles com outros fatores de estilo de vida e saúde que poderiam contribuir para problemas de fígado – incluindo o uso de certas drogas, alto consumo de álcool, doenças autoimunes e hepatite – também foram excluídos do grupo menor da amostra.
RELACIONADOS: 108 refrigerantes mais populares classificados por quão tóxicos são
Entre os pacientes com NAFLD no subgrupo do estudo, 20% consumiram uma bebida adoçada com açúcar por dia, 40% consumiram entre duas e três bebidas adoçadas com açúcar por dia e 40% consumiram mais de quatro bebidas adoçadas com açúcar por dia na maioria dos dias durante o período de estudo.
Os pesquisadores descobriram que, entre o grupo de indivíduos sem outros fatores de risco clássicos da NAFLD, o consumo excessivo de bebidas adoçadas com açúcar foi “a única variável independente que foi capaz de prever a presença de fígado gorduroso em 82,5% dos casos”.
Então, quão perigoso pode ser um diagnóstico de NAFLD? De acordo com um estudo de 2020 publicado na revista Hepatology , todos os estágios da NAFLD foram associados a uma taxa de mortalidade mais alta do que a da população em geral, com 11,7 / 1.000 mais pacientes morrendo por ano do que a de uma população controle.
A NAFLD também foi associada ao desenvolvimento de cirrose , um tipo de cicatriz do fígado que contribui para aproximadamente 44.358 mortes nos Estados Unidos a cada ano.
Portanto, além dos benefícios da perda de peso, você provavelmente colherá ao abandonar o hábito de refrigerantes , abandonar essas bebidas açucaradas pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável também.
Quer mais incentivo para se livrar dessas bebidas açucaradas? Verifique o que acontece com seu cérebro quando você bebe refrigerante . E para mais notícias sobre alimentação saudável, inscreva-se na nossa newsletter!