Pedir comida para viagem é algo que muitos aguardam durante o fim de semana ou mesmo em uma noite de semana agitada. E às vezes, você pede o suficiente para sobrar muitas sobras. Um verdadeiro presente da experiência de take-away. A questão é: você deve trocar o recipiente em que sua comida veio por um diferente se planeja comê-la no dia seguinte?
Essa etapa pode não ser necessária – a menos que você planeje reaquecer os alimentos no mesmo recipiente de plástico.
O baixo no BPA
Os recipientes de plástico contêm BPA, bisfenol A (BPA), um produto químico industrial usado para fazer certos plásticos e resinas desde os anos 1950. O produto químico, junto com uma classe de produtos químicos chamados ftalatos, demonstrou interromper os hormônios. A pesquisa indica que a ingestão desses produtos químicos pode até estar ligada à obesidade , diabetes e danos reprodutivos.
O BPA é encontrado em plásticos de policarbonato – e esses geralmente são os plásticos usados na embalagem de alimentos e bebidas. Ele também pode ser encontrado em resinas epóxi, que são usadas para revestir o interior de produtos de metal, como latas de alimentos, tampas de garrafas e linhas de abastecimento de água. O BPA dos plásticos pode infiltrar-se nos alimentos e bebidas com o tempo, especificamente quando o recipiente é exposto ao calor. Isso é especialmente verdadeiro quando o contêiner é submetido ao micro-ondas.
O produto químico pode representar uma ameaça ainda maior para crianças menores e bebês, com pesquisas mostrando que pode ter um efeito negativo no comportamento das crianças. Uma revisão de 2016 descobriu que a exposição ao BPA na infância estava associada a níveis mais elevados de ansiedade, depressão, hiperatividade e desatenção. Anteriormente encontrado em mamadeiras , a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA agora proíbe o uso de materiais com o produto químico em embalagens de fórmulas infantis, copinhos e mamadeiras.
Resultado
Se você está preocupado com a exposição ao BPA, considere comprar contêineres sem BPA. No entanto, saiba apenas que as alternativas ao BPA ainda podem liberar outros tipos de produtos químicos que podem mexer com seus hormônios quando colocados no microondas.
Sua aposta mais segura? Não coloque no microondas nenhum recipiente de plástico.
Em vez disso, sempre transfira seus alimentos para um prato próprio para micro-ondas, para que possa limitar sua exposição a produtos químicos prejudiciais tanto quanto possível.
Para mais informações, consulte Um dos principais efeitos colaterais de beber de uma garrafa de plástico, afirma a ciência .