Um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19, a Índia viu o surgimento de uma onda de desinformação relacionada à doença circular no WhatsApp. Para tentar mudar o quadro, profissionais de saúde estão se dedicando para combater notícias falsas entre moradores de áreas rurais do país.
A ASHA é uma organização que reúne trabalhadores de saúde para ajudarem comunidades indianas. Durante a pandemia, passou a ter tarefa desse grupo combater fake news. Kamble faz parte do grupo e relatou em entrevista para o The Verge que passa muitas horas acessando dezenas de grupos para tirar dúvidas e evitar a propagação de notícias falsas. “Não recebemos treinamento para eliminar a desinformação. Aprendemos no trabalho e com a interação das pessoas ”, explicou.
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A desinformação é apontada como um dos motivos do aumento da crise de saúde na Índia. Vários líderes eleitos do Partido Bharatiya Janata, de extrema-direita, têm falado abertamente sobre beber urina de vaca para prevenir Covid-19, com alguns até mesmo fazendo vídeos disso. “Se você responder diretamente à desinformação dizendo que está errada, as pessoas não ouvirão e começarão a provocá-lo”, completou Kamble.
Desinformação na Índia
Para orientar os moradores da vila onde atua, a profissional diz que entra em contato com médicos especializados em virologia, usa recortes de jornais e faz vídeos para os moradores. O trabalho árduo parece estar dando resultado. “Na segunda onda da Covid (março a junho de 2021), minha área relatou menos de 10 casos e nenhuma morte”, disse ela.
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Nesse ano, surgiu ainda o desafio de convencer a população a se vacinar. Uma grande notícia falsa sobre o uso dos imunizantes para reduzir a população tomou conta da Índia e os membros da ASHA tiveram bastante dificuldade em convencer as pessoas a tomarem a vacina. “Os idosos sempre me dizem que a vacinação Covid é como um envenenamento lento. ‘Dentro de seis meses após sermos espetados, morreremos’”, disse Netradipa Patil, que também faz parte do grupo.
“Parece engraçado, mas levou dois meses de mensagens e visitas de porta em porta para convencer mais de 90 por cento das pessoas a se vacinarem” completou. Os membros da ASHA disseram que, após meses de combate contra a desinformação, os moradores passaram a agradecer a equipe.
Via The Verge
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