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Apple barra atualizações após apps chineses tentarem contornar política de privacidade

Trilhas de Conhecimentos por Trilhas de Conhecimentos
julho 6, 2021
no Segurança e Privacidade
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Apple barra atualizações após apps chineses tentarem contornar política de privacidade
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A Apple barrou atualizações de aplicativos chineses – como Tiktok e QQ – após estes tentarem uma espécie de contorno de sua política obrigatória de privacidade. Basicamente, as empresas apostaram que a gigante de Cupertino não teria a coragem de barrar seus aplicativos na nação asiática.

Elas estavam erradas. Muito erradas.

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Diversos aplicativos tentaram usar um outro meio – mais permissivo – de controle de privacidade e segurança de usuários, fomentado pelo próprio governo chinês. A situação não agradou a Apple, que barrou barrou os programas de receberem qualquer atualização dentro da loja virtual da empresa – a App Store -, mostrando que a companhia liderada por Tim Cook não tem medo de uma boa briga.

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Apple barra atualizações após apps chineses tentarem contornar política de privacidade
Depois das empresas duvidarem, Apple decidiu reforçar sua política de privacidade na China, alienando apps locais de atualizarem seus programas na App Store. Imagem: Alberto Garcia Guillen/Shutterstock

Contextualizando: a Apple criou uma nova política de privacidade chamado “IDFA” (sigla em inglês para “Identificador Apple para Anunciantes”. A grosso modo, a ferramenta permite que publicitários saibam se o usuário que visualizou seu anúncio corresponde à mesma pessoa que acessou seu site oficial ou aplicativo, por exemplo.

O IDFA da Apple, porém, não oferece formas de identificar a pessoa, escondendo seu nome, data de nascimento e outras informações, limitando seu perfil apenas a um código exclusivo. Nos últimos anos, porém, a empresa de Cupertino decidiu ir mais além, abrindo espaço para que o IDFA só seja usado pelos publicitários mediante permissão expressa do usuário. Em suma: se uma empresa quiser monitorar suas atividades, você é quem deve deixá-la.

A adoção dessa prática é obrigatória para aplicativos veiculados na App Store mas, evidentemente, a situação não favoreceu as grandes empresas, já que a média de adoção do IDFA após essa implementação ficou estagnada em 12%, segundo levantamento da Flurry Analytics.

Na China, porém, as empresas por trás de grandes aplicativos apostavam que a Apple não promoveria nenhum bloqueio a quem não obedecesse à política, preferindo adotar o sistema conhecido como “CAID” (sigla para “ID Chinesa de Publicidade”). Vale lembrar que esse tipo de contorno é expressamente proibido pela Apple segundo seus termos de uso para desenvolvedores.

Se vendo confrontada, a Apple fez valer suas regras, banindo qualquer aplicação que usasse o CAID. Esse “banimento”, porém, não é do tipo que exclui um app da loja virtual (como aconteceu com Fortnite), mas impede que ele receba devidas atualizações.

“ A Apple manteve com claridade a sua posição, pouco depois de bloquear updates a vários aplicativos chineses flagrados em uso do CAID em seu software na App Store”, disse reportagem sobre o assunto no Financial Times. “Segundo várias fontes na China e em Hong Kong, após a retaliação da Apple, o CAID perdeu seu apoio e todo o projeto perdeu tração”.

Segundo Alex Bauer, chefe de marketing de produto da agência de publicidade digital Branch, a situação foi, em termos nada técnicos, o famoso “duvido” que deu muito errado para as empresas, e muito certo para a Apple. “O ecossistema chinês de aplicativos estava ‘provocando um touro bravo’ com o CAID, presumindo que a Apple não daria conta de banir todos os apps majoritários do mercado”, disse o especialista.

“A Apple encarou esse blefe e parece ter reafirmado seu controle sobre a situação, agressivamente fechando o cerco para os primeiros proponentes [do CAID], antes que o consórcio publicitário governamental ganhasse força”, ele continuou.

A situação agora está nas mãos das desenvolvedoras: ou elas se adequam ao IDFA previsto pela Apple em sua política de privacidade, ou continuarão sem suporte da empresa de Cupertino na China.

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