A balsa-drone da SpaceX “Of Course I Still Love You” (OCISLY) está de casa nova. A embarcação saiu do Porto Canaveral, no estado americano da Flórida, na Costa Leste do país, no último dia 10 de junho, com destino ao Porto de Long Beach, no estado da Califórnia, na Costa Oeste. O objetivo da mudança é apoiar o número cada vez maior de lançamentos de foguetes da empresa.
A viagem da balsa-drone teve várias semanas de duração, já que foi necessário praticamente cruzar o país, contudo, a jornada foi bastante tranquila, sendo que o único grande desafio foi a passagem pelo Canal do Panamá, que faz a ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Para a travessia, foi necessário o auxílio de navio de transporte semissubmersível.
Após 26 dias, a balsa-drone da SpaceX finalmente chegou ao seu destino. Para atracar no porto, a OCISLY navegou sobre um convés de um navio ainda maior que ela, o Mighty Servant 1. A chegada aconteceu a tempo para a primeira missão de satélite polar da Starlink, que deve acontecer ainda no mês de julho.
Por que mudar?
Durante sua estadia na Flórida, a balsa-drone OCISLY deu excelentes resultados para a SpaceX, somente em 2020, a empresa lançou nada menos do que 25 foguetes do estado sulista. Para os próximos anos, a SpaceX pretende aumentar o número de lançamentos de suas instalações da Costa Oeste, a fim de concluir sua constelação de satélites Starlink.
Recentemente, a SpaceX anunciou que lançaria alguns foguetes da Base Aérea de Vandenberg, de propriedade das Forças Espaciais dos EUA. Contudo, atualmente, o único meio para recuperação de reforço em Vandenberg é o pouso do primeiro estágio de volta em terra, o que requer uma grande reserva de combustível.
Leia mais:
Para facilitar esse processo, seria necessária a presença de uma balsa-drone na Costa Oeste, o que motivou a transferência do OCISLY de uma costa para a outra. Atualmente, a SpaceX conta com mais uma balsa, a “Just Read the Instructions”, que está atracada no estado da Flórida. Além das delas, outras duas estão em construção, uma na Flórida e outra na Louisiana.
Com informações do Space
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!