Equipes de pesquisadores da Universidade de Göttingen e da Escola de Medicina de Hannover, ambas na Alemanha, detectaram mudanças significativas no tecido do coração de pessoas que morreram de Covid-19. Para chegar a esses resultados, os cientistas usaram técnicas inovadoras de raios-X.
Até o momento, a maior parte dos estudos eram focados em danos no tecido pulmonar, mas este estudo confirma o envolvimento do coração nos casos de Covid-19. Os resultados foram publicados na revista eLife, e são os primeiros a mostrar os tecidos cardíacos de vítimas da Covid-19 em nível microscópico.
publicidade
Resultados inéditos
Durante os estudos, os pesquisadores conseguiram observar mudanças claras no nível dos vasos sanguíneos capilares no tecido do músculo cardíaco dos pacientes. No comparativo com um coração saudável, as vítimas fatais da Covid-19 tinham uma arquitetura extremamente caótica na formação dos vasos sanguíneos.
Esse caos na arquitetura vascular tem ligação direta com a ação da infecção nos vasos sanguíneos, que é altamente destrutiva. Os vasos até tendem a tentar se formar novamente, porém, essas novas formações são permeadas por rachaduras, ramos e laços.
Leia mais:
Essas mudanças são as primeiras evidências visuais da ação de um dos principais responsáveis pelos danos pulmonares da Covid-19 no coração das vítimas. Esses danos são gerados por um tipo especial de angiogênico intussusceptivo, que é o responsável pela formação dos novos vasos errantes no tecido.
Pior que em outras doenças
Com base nos parâmetros estabelecidos pelos pesquisadores, os tecidos de pessoas com Covid-19 mostraram uma qualidade bastante inferior. Isso aconteceu mesmo quando foi feita uma comparação com vítimas de outras doenças que atingem o coração, como gripes fortes e miocardites comuns.
Uma outra característica especial deste novo estudo é a qualidade de dados necessária para se replicar as pesquisas. Em tese, isso quer dizer que qualquer clínica pode replicar os mecanismos para realização dos estudos para apoiar patologistas com diagnósticos de rotina.
Via: Medical Xpress
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!