Para ajudar a população brasileira a se informar por fontes oficiais, o Ministério da Saúde disponibilizou o Coronavírus SUS. O aplicativo, que está disponível para Android e iOS (iPhone), fornece diversos serviços de ajuda, dentre eles há um mapa para localizar unidades de saúde próximas, dicas de como se prevenir, notícias em tempo real e um formulário que, por meio de perguntas básicas, pode ajudar a identificar uma possível infecção.
publicidade
👉Mais informações na palma da mão📱. O @minsaude lançou um aplicativo para celular que vai fortalecer a prevenção e combate ao #coronavirus. Baixe agora e fale para familiares e amigos fazerem o mesmo.
Android – https://t.co/MYpf2sVPbZ
IOs – https://t.co/LKRX8i9s5U pic.twitter.com/etFrFQvFVa— Ministério da Saúde (@minsaude) February 29, 2020
Ao abrir o aplicativo – e autorizá-lo, obviamente – ele exibe um mapa dos arredores do paciente – bastante semelhante ao mostrado pelo Google Maps. Porém, ao contrário de informações de trajeto, são exibidas opções de locais onde o usuário pode procurar ajuda médica. Basta selecionar os ícones mostrados para verificar informações sobre endereço e telefone desses locais de atendimento.
Quando o usuário seleciona a opção que está “Mal” na janela “Como está sua saúde nesse momento?”, um questionário é aberto e permite que sejam selecionadas as opções que se aplicam ao estado atual do usuário. Dependendo das respostas, o aplicativo aconselha o possível infectado a procurar o serviço de saúde mais próximo, além de tomar algumas medidas de proteção como usar máscaras, evitar aglomerações e lavar as mãos constantemente.
O aplicativo também possui uma sessão de perguntas e respostas que possui informações como o que são os coronavírus, quais são as formas principais de transmissão e detalhes sobre a contaminação. Além de precauções para o dia a dia.
Por fim, o app conta com uma espécie de linha do tempo alimentada com informações oficiais do Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Essa parte reúne publicações feitas no site e nas redes sociais do órgão.
Atualmente, o aplicativo possui mais de 100 mil downloads na Google Play e ocupa a sétima posição do ranking de apps mais baixados da App Store desta sexta-feira (13).
Via: Ministério da Saúde