Um incêndio na Salyut 1, primeira estação espacial da humanidade, fez com que a tripulação da missão Soyuz 11 retornasse à Terra, após 23 dias e 362 órbitas ao redor do planeta, em 29 de junho de 1971. Infelizmente, uma válvula na espaçonave Soyuz se abriu durante a reentrada, causando despressurização e a morte dos três cosmonautas a bordo.
O desastre aconteceu às 23h16 GMT (Horário do Meridiano de Greenwich), de 29 de de junho. Como em Moscou, o fuso-horário marca três horas a mais, a data é marcada na Rússia em 30 de junho.
publicidade
Georgy Dobrovolsky, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov foram os primeiros (e únicos) a visitarem a Salyut 1 no espaço. Depois do fracasso da missão anterior, em razão de uma falha no acoplamento da espaçonave Soyuz 10, que impediu seus tripulantes de entrarem na estação, o trabalho parecia finalmente ter sido bem sucedido.
Leia mais:
Enquanto estavam na Salyut 1, Dobrovolsky, Patsayev e Volkov estudavam a geologia e geografia terrestres, testavam equipamentos e investigavam os efeitos de um período prolongado de gravidade zero no corpo humano.
Eles são, ainda hoje, os três únicos astronautas a terem morrido fora da atmosfera terrestre.
Roscosmos homenageia tripulação da Soyuz 11 no Twitter
Pelo Twitter, a Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos, conhecida como Roscosmos, órgão responsável pelo programa de ciência espacial e pesquisa geral aeroespacial da Rússia, relembrou o fato, homenageando os três heróis.
“Em memória da tripulação Soyuz-11. Hoje o mundo se lembra de três heróis – os cosmonautas Georgy Timofeevich Dobrovolsky, Vladislav Nikolaevich Volkov e Viktor Ivanovich Patsaev. 30 de junho marca o 50º aniversário de sua morte: a tripulação da espaçonave Soyuz-11”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!