Com mais de 732 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, o TikTok rapidamente se consolidou como a nova “febre” do momento. Não à toa, de acordo com dados da SensorTower, o aplicativo de vídeos curtos foi a ferramenta mais baixada no mundo, tanto na App Store quanto na Play Store.
A premissa é simples: vídeos de, em média, 30 segundos — sobre os mais variados temas —, com foco no entretenimento. Quer encontrar conteúdos gastronômicos? Tem. Quer ajuda na hora de reformar a casa? Tem também. Boas risadas? Conteúdos à beça.
publicidade
A plataforma, inclusive, tem sido o foco de influencers. Seja para conteúdos publicitários ou vídeos do dia a dia, os influenciadores encontraram uma ótima forma de fazerem um dinheiro extra, ou em alguns casos, usar o TikTok como principal fonte de renda.
Mas bem, não é necessário possuir milhares de seguidores ou ser um famoso de internet para entrar na plataforma. Inclusive, o tutorial abaixo é justamente focado para quem deseja ingressar no TikTok, mas não tem tanta familiaridade com o app.
Como publicar vídeos no TikTok
Ao abrir o app, toque no sinal de “+”, localizado no centro inferior da tela. O TikTok automaticamente irá entrar no modo câmera. Inclusive, se for sua primeira postagem, o aplicativo vai solicitar algumas permissões. Aceite-as para prosseguir.
Feito isso será possível iniciar a gravação de um novo vídeo. Mas antes de tudo, vale ficar atento aos recursos disponíveis. Logo acima do botão para começar a gravação estão os limites de tempo para o seu vídeo (15 segundos, 60 segundos ou 3 minutos).
Em “Realizar upload” será possível usar vídeos ou fotos da biblioteca de seu smartphone. Ao selecionar as mídias, será possível numerar a ordem da apresentação delas ao pressionar e mover as miniaturas.
Abaixo do botão de gravação existem duas opções: “Status” e “MV”. Na primeira será possível acessar uma gama de vídeos prontos, já com músicas e textos. Também será possível criar o seu próprio conteúdo no TikTok. Basta acessar o recurso, escolher um fundo, a música desejada e, se necessário, incluir textos.
Já na opção “MV” será possível utilizar templates prontos que vão reunir fotos desejadas do usuário. Posteriormente será possível estipular a trilha sonora, efeitos ou textos, assim como na opção “Status”.
Voltando para o modo câmera, ainda existe o modo “Efeitos”. Funciona quase como os efeitos do Instagram ou do Facebook. Vale dar uma boa conferida em todos os efeitos disponíveis — e é possível que você gaste horas até escolher um.
Ainda existem recursos para mexer na velocidade do vídeo, adicionar filtros, temporizador e outras ferramentas.
Leia mais:
Adicionando sons
Depois de ter escolhido (ou não) um efeito, basta iniciar a gravação do vídeo. Assim que finalizar será possível adicionar uma trilha sonora para o seu conteúdo no TikTok. Para isso, basta tocar em “Sons”.
Será possível procurar por músicas disponíveis no TikTok ou escolher algum som favoritado anteriormente na plataforma. Inclusive, quem estiver fazendo um conteúdo publicitário, por exemplo, poderá optar por áudios licenciados para usos comerciais. Na seção “Volume”, o usuário conseguirá alterar os níveis da música.
Antes de clicar em “Avançar”, o usuário poderá adicionar filtros, locuções, efeitos de voz ou mesmo recortar parte do vídeo gravado.
Ao avançar, você chegará na última tela antes da postagem oficial. Esse é o momento para adicionar uma descrição ao vídeo, adicionar hashtags, marcar amigos e definir as configurações de privacidade da publicação.
O TikTok permite ainda o compartilhamento automático com o WhatsApp, Instagram e outras redes sociais. Quando estiver tudo ok, basta tocar em “Publicar”.
Pronto! Agora é focar em aperfeiçoar os vídeos para que os conteúdos fiquem cada vez melhor e com “sua cara”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!