Nesta segunda-feira (2), o consórcio formado pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech informou que entregará 17,6 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 22 de agosto. Neste mês já foram disponibilizadas 2,1 milhões de doses.
As doses serão trazidas em voos de Miami, nos Estados Unidos, para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, em São Paulo. A previsão do Ministério da Saúde é que o consórcio repasse, no total, 33,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em agosto.
publicidade
Após o dia 22 a Pfizer e a BioNTech devem encaminhar ao Ministério da Saúde os 13,6 milhões de doses restantes dos lotes do mês.
Para setembro, o acordado com a pasta é que sejam enviadas mais 37,4 milhões de doses. Para o último trimestre do ano a perspectiva é que o consórcio repasse mais 100 milhões de doses de vacinas.

Leia também!
Mulher recebeu seis doses de vacina por engano
Na cidade chamada Massa, localizada na Itália, uma mulher recebeu por engano seis doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 em um hospital, segundo a CBS News. O incidente supostamente teria acontecido por conta da distração de uma das enfermeiras.
A jovem de 23 anos não sentiu nenhum efeito colateral de nível mais sério após receber todas as seis doses de uma vez. “Esta pessoa neste momento certamente não terá efeitos colaterais”, explicou Antonella Vicenti, diretora de doenças infecciosas do Hospital Noa em Massa, Itália.
Além disso, ela disse que “a paciente não tinha febre e não sentia nenhuma dor, exceto dor no local da inoculação, nem outras manifestações”. A mulher ficou um pouco assustada e por isso ficou um tempo em observação.
Não se sabe se a mulher terá algum efeito no quesito anticorpos ou em sua resposta imunológica ao coronavírus no futuro. De acordo com o Euronews, a enfermeira era estagiária e administrou as seis doses quando não estava prestando atenção.
Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!