Programado para decolar no fim de outubro, o telescópio espacial James Webb acaba de passar por uma importante revisão, segundo o site Space.com. A inspeção foi feita pela Agência Espacial Europeia (ESA), uma das parceiras da Nasa na missão. A agência espacial norte-americana também conta com o apoio da Agência Espacial Canadense (CSA) nessa empreitada.
Com essa revisão, está tudo certo para seu lançamento do topo de um foguete Ariane 5, em uma missão que envolve US$9,8 bilhões.
publicidade
“Este marco importante, realizado com a Arianespace, o provedor de serviços de lançamento do telescópio Webb, confirma que o Ariane 5, a espaçonave Webb e o plano de vôo estão definidos para o lançamento”, escreveram funcionários da ESA em comunicado, na última quinta-feira (1). “A revisão também fornece especificamente a confirmação final de que todos os aspectos do veículo de lançamento e da espaçonave são totalmente compatíveis”, garantem.

Imagem: PRILL – Shutterstock
A CSA forneceu o sensor de orientação do telescópio e um de seus instrumentos científicos. Por sua vez, a ESA também está contribuindo com alguns equipamentos científicos para a missão e também com serviços de lançamento, como o próprio levantador pesado Ariane 5, responsável por fazer Webb decolar.
Leia mais:
Telescópio James Webb estudará estrelas e galáxias mais antigas do Universo
Segundo as agências espaciais envolvidas, o lançamento acontecerá no espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa. As equipes da missão estão trabalhando para uma data de preparação do lançamento em 31 de outubro, mas é improvável que o lançamento realmente ocorra no Halloween.

“A data precisa após 31 de outubro depende do cronograma de lançamento do espaçoporto e será finalizado mais perto da data de prontidão de decolagem”, informou a ESA.
Após o lançamento, James Webb irá para o Sun-Terra Lagrange Point 2, um ponto gravitacionalmente estável no espaço a cerca de 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta.
O observatório, que possui um espelho primário de 6,5 metros de largura e um guarda-sol do tamanho de uma quadra de tênis, passará a observar o cosmos em luz infravermelha. Ele estudará as estrelas e galáxias mais antigas do universo e procurará por sinais de vida na atmosfera de planetas alienígenas, entre outras tarefas.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!