O retorno de uma espaçonave de carga Dragon, que atualmente está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado devido a uma tempestade tropical chamada Elsa. Atualmente próxima do litoral da Flórida, ela está causando chuvas intensas, ventos fortes e marés de tempestade, o que torna a operação de recuperação da cápsula insegura.
Originalmente, a Dragon deveria ter deixado a ISS nesta terça-feira (6). Mas segundo a previsão mais recente da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a partida não deve acontecer antes das 11h35 (horário de Brasília) da manhã de quinta-feira (8), se as condições climáticas permitirem. Se tudo correr como programado, ela será transmitida pelo canal da Nasa no YouTube a partir das 11h.
publicidade
Leia mais:
A Dragon chegou à ISS em 5 de junho, com 3,3 toneladas de água, comida e experimentos científicos a bordo. Entre a carga estavam os novos painéis solares (iROSA) que foram instalados na estação pelos astronautas Thomas Pesquet (da Agência Espacial Europeia, ESA) e Shane Kimbrough (Nasa) durante uma série de caminhadas no espaço.
Na volta, a cápsula tratá 2,3 toneladas de material, incluindo experimentos que testam a atividade de bactérias orais no espaço e a eficácia de medicamentos que melhoram o desempenho muscular.
A Dragon é atualmente a única espaçonave que pode ser usada para retorno seguro de amostras à Terra. Outras espaçonaves de carga, como a Cygnus, são projetadas para “queimar” na reentrada na atmosfera. Por isso são carregadas com lixo na viagem de volta, que é incinerado junto com a espaçonave.
A próxima missão tripulada da SpaceX à ISS, chamada Crew-3, está programada para 31 de outubro deste ano. A bordo estarão os astronautas norte-americanos Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron, da Nasa, e o alemão Matthias Maurer, da ESA.
Antes disso a SpaceX deve lançar sua primeira missão orbital totalmente privada, chamada Inspiration 4. Financiada pelo bilionário Jared Isaacman, ela levará Isaacman, Sian Proctor, Hayley Arceneaux e Christopher Sembroski em uma jornada de três dias em órbita da Terra.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!