O Ministério da Saúde anunciou que vai definir nesta quarta-feira (5) como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Na última terça (4), foi divulgado o resultado da Consulta Pública que revelou que a maior parte das respostas são favoráveis à imunização do grupo sem a necessidade de receita médica, como havia sido sugerido pelo presidente Jair Bolsonaro.
Marcelo Queiroga, ministro da saúde, disse em coletiva que a decisão não será “muito diferente do que o ministério já colocou em consulta pública”, mas não deu mais detalhes. Ainda segundo ele, a pesquisa não é um requerimento e tem caráter apenas consultivo.
publicidade
No começo da semana Queiroga já havia anunciado que as doses da Pfizer específicas para a vacinação de crianças vão chegar a partir do próximo dia 10. As doses são menores, com cerca de um terço da quantidade utilizada em adultos.
Vacinação de crianças
Cerca de 6,25% da população infantil brasileira, aproximadamente 20 milhões de crianças, estão aptas para a vacinação. Segundo a CNN Brasil, o primeiro lote deve ser de 1,25 milhões de unidades. A quantidade deve ser ampliada a partir do segundo lote.
Leia mais:
Os resultados da consulta pública para vacinação de crianças foram apresentados durante a audiência pública que aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
“Este é um momento importante e oportuno para o país uma vez que reunimos especialistas, representantes de sociedades científicas e das mais diversas entidades públicas para discutir um tema tão importante: a vacinação contra a Covid-19 de nossas crianças, que são o futuro do Brasil. A Consulta Pública mostra o compromisso do Governo Federal com o amplo debate entre o poder público e a sociedade para a implementação de políticas públicas, especialmente em relação a esta agenda”, disse a Secretária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid), Rosana Leite.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!