Nesta segunda-feira (13), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou o Biobanco Covid-19 (BC19-Fiocruz). O laboratório ajudará a instituição a realizar pesquisas e estudos clínicos relacionados a doença causada pelo coronavírus.
De acordo com a Agência Brasil, O BC19-Fiocruz tem capacidade de armazenar até 1,5 milhão de amostras de vírus, bactérias e fungos que podem surgir em uma pandemia com vírus originário no Brasil e, inclusive, de outra parte do mundo. O investimento do Ministério da Saúde foi estimado em R$ 40 milhões, entre o projeto, a obra e a estruturação do parque tecnológico permanente. A construção contou ainda com apoio complementar do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
publicidade
Leia também!
“Hoje temos muito mais Lacens do que tínhamos antes, e a prova disso é que identificamos uma das mutações desse vírus aqui no Brasil, a gama, importante para a condição da saúde pública brasileira, mas também em nível mundial”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga ao apontar que o investimento da pasta é um compromisso com o presente e com o futuro.
O ministro da Saúde ainda ressaltou a importância de novas tecnologia para identificação de novas cepas do coronavírus, como a variante Ômicron que foi identificada na África. “Quando se identifica uma variante não é o caso de punir o país que identificou. Temos, sim, que aplaudir quem identifica essas variantes do vírus para que possamos nos preparar melhor para combater essas ameaças imprevisíveis causadas por mutações do vírus”, informou.
Queiroga ainda lembrou o comprometimento do Brasil no G20 em fortalecer o sistema de saúde de acesso global e da ampliação do acesso a imunizantes e insumos estratégicos para o enfrentamento não só dessa emergência sanitária causada pelo novo coronavírus, mas outras que podem surgir.
“Saúde como direito fundamental, saúde como direito de todos e dever do Estado. Quero parabenizar a todos que integram a Fundação Oswaldo Cruz por esse Biobanco e dizer que estamos cada dia mais seguros em relação a problemas sanitários”, disse Queiroga.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!