O Ministério da Saúde divulgou o boletim atualizado dos casos da subvariante da Ômicron da Covid-19 nesta quarta-feira (16). O Brasil confirmou até o momento 12 registros da nova versão da cepa.
Dos 12, sete ocorreram no estado de São Paulo e outros três no Rio de Janeiro. Minas Gerais e Santa Catarina acumulam um caso cada. O último foi no último sábado, na capital paulista. Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, se trata de um homem de 45 anos.
publicidade
O paciente apresentou apenas sintomas leves e já foi vacinado com as três doses do imunizante contra Covid-19. Os primeiros sinais da doença se manifestaram no dia 30 de janeiro e a quarentena de 14 dias foi cumprida “em bom estado de saúde”, diz a secretária.
Subvariante da Ômicron
Leia mais:
“A conduta em relação a essa variante é igual às outras. Naturalmente que os casos que passam pela vigilância genômica não retratam o que acontece na população em geral. Mas, pelo que observamos dessa variante em outros países, por exemplo, a Dinamarca, é um comportamento que não é tão diferente quanto o que ocorre com a variante original. Vamos observar comportamento dessa variante e outras situações possam surgir”, explicou o ministro da saúde, Marcelo Queiroga.
Um estudo do Instituto Estatal Serum da Dinamarca indica que BA.2 pode ser “significativamente” mais transmissível do que a variante original. Mas a onda de casos da nova subvariante da Ômicron parece decair mais facilmente.
No Reino Unido, os cientistas também reforçaram a maior transmissibilidade da BA.2 se comparada a BA.1. Contudo, ainda não há evidências de que as vacinas sejam menos eficazes. Desde novembro do ano passado, 40 países já registraram casos da nova cepa da Covid-19.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!