O Instituto Butantan confirmou mais 28 amostras da variante Delta do novo coronavírus na cidade de São Paulo. Em parceria, a prefeitura de São Paulo e o instituto, que realizam o monitoramento das variantes na capital por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, já detectaram até o momento 50 diagnósticos da nova cepa no município.
Segundo informações da Agência Brasil, os casos estão em investigação pelas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.
publicidade
Além dessa ação de monitoramento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também realizou parceria com o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade de São Paulo (USP) e possui a vigilância do laboratório estadual do Instituto Adolfo Lutz.

Todas as amostras resultado dos monitoramentos são enviadas para análise nos respectivos laboratórios, onde é realizado o sequenciamento genético. Semanalmente, cerca de 600 amostras são enviadas com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade. A ação entre os institutos e os laboratórios começou em abril deste ano.
O Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, já havia demonstrado preocupação com a cidade em relação a variante Delta. Assim, recomendou que, mesmo para vacinados, as pessoas mantenham as de segurança, como usar máscaras (cobrindo o nariz e a boca), manter distanciamento social – evitando aglomerações e higienização de mãos com álcool. Além disso, no caso de qualquer sintoma compatível com síndrome gripal a orientação é a procura de uma unidade de saúde imediatamente.
Leia mais!
Barreiras sanitárias na cidade
Como mais uma medida de contenção a Covid-19, desde 27 de maio, há cinco barreiras sanitárias instaladas em São Paulo. Elas estão no Aeroporto de Congonhas e nos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara.
Até o dia 29 de julho, 328.440 pessoas foram abordadas, após o desembarque de 14.615 ônibus e 1.158 voos. Ao todo, foram verificados 178 passageiros com sintomas respiratórios e, até o dia 23 de julho, oito casos positivos foram registrados.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!