Enquanto dirigia em uma estrada em Waverly, no estado norte-americano do Kansas, um motorista com uma câmera no painel do carro capturou um momento assustador. Durante uma tempestade no dia 25 de junho, já dez dias, um raio atingiu o veículo da frente, um Jeep Grand Cherokee.
No rádio, o motorista do automóvel que filmou a situação ouvia justamente os alertas de tempestade severa e inundação repentina. De acordo com a legenda da publicação no YouTube, o Jeep era ocupado por uma família composta por um casal, um bebê e outras duas crianças menores de dois anos. Felizmente, ninguém se machucou.
publicidade
Leia mais:
Na maioria das vezes, quando um raio atinge uma pessoa diretamente, o indivíduo morre. Para sorte da família, o carro serviu como uma espécie de para-raios. Veículos são lugares razoavelmente seguros para esperar uma tempestade passar quando não há uma estrutura com os equipamentos de proteção.
A carroceria do veículo funciona como um tipo de gaiola Faraday, experimento conduzido por Michael Faraday que mostrou como uma superfície condutora eletrizada com campo elétrico nulo por dentro distribui a carga de forma homogênea na parte exterior. Assim, a energia passa ao redor dos ocupantes do carro.
Mas, é preciso muito cuidado, pois um veículo atingido por um raio pode ficar com os pneus ruins, ter o para-brisa estilhaçado e perder o sistema elétrico. Ainda há o perigo de um incêndio, exigindo a evacuação rápida do automóvel.
Apesar de manterem a integridade física, o que é o mais importante, a família ficou com um prejuízo. Diferente dos ocupantes do Jeep, o Grand Cherokee não teve tanta sorte. Os raios, aparentemente quatro seguidos, pelo que se pode ver no vídeo, fritaram os componentes eletrônicos do automóvel.
Depois do último raio, o carro reduz a velocidade até parar e as luzes de freio se apagam rapidamente. Os milhares de volts atingem o veículo de maneira veloz e o barulho é semelhante ao de tiros, além da forte luz emitida, que clareia tanto o ambiente fazendo com que a câmera mostre apenas um grande borrão branco até adaptar a imagem.
Via: The Driver
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!