As autoridades de saúde da Dinamarca pontuaram que o país viu um salto “preocupante” para 183 casos confirmados da variante Ômicron da Covid-19. O número representou um índice três vezes maior de casos confirmados em 48 horas, de 18 casos confirmados e 42 casos suspeitos na última sexta-feira, segundo os dados do instituto de saúde pública SSI.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) registrou anteriormente 182 casos em toda a União Europeia, além da Noruega e da Islândia. Agora, a Dinamarca é um dos países mais avançados da Europa no sequenciamento de variantes da Covid-19.
publicidade
De acordo com o chefe do local, existe um aumento de casos de Ômicron e isso é “preocupante”, acrescentando que “agora existem cadeias de infecção onde a variante é encontrada em pessoas que não viajaram para o estrangeiro ou não tiveram contacto com viajantes”. Recentemente, a variante Ômicron já havia sido relatada em 17 países da região.
Leia também!
Além disso, “a maioria dos casos confirmados tem um histórico de viagens para países da África, com alguns tendo voos de conexão em outros locais entre a África e a Europa”, de acordo com ECDC em seu site.
No entanto, “vários países como Bélgica, Alemanha, Espanha detectaram casos sem ligação epidemiológica a áreas onde a transmissão comunitária da variante Ômicron está documentada ou presumida”, acrescentou e “isso indica que a transmissão na comunidade não detectada pode estar em andamento nesses países.”
Fonte: Medical Xpress
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!