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A pandemia COVID-19 gerou uma mudança significativa na grande maioria dos setores profissionais desde o anúncio do primeiro bloqueio no Reino Unido em março de 2020.
Enquanto algumas indústrias na Irlanda do Norte foram temporariamente forçadas a fechar totalmente, outras só puderam operar depois de uma série de grandes mudanças – e os desafios continuaram conforme as ondas subseqüentes atingiram e várias restrições foram restabelecidas.
Os setores de propriedade e construção se esforçaram para implementar soluções remotas, abordagens de distanciamento social e uma variedade de proptech que permitia aos trabalhadores desses campos específicos continuar a cumprir suas atribuições com segurança.
Como resultado, os setores de incorporação, vendas e aluguel foram capazes de operar de forma eficaz durante os bloqueios de 2020 e 2021. Mas o que podemos esperar agora, mais de um ano desde que as restrições foram iniciadas?
Oportunidades de emprego
Com muitas indústrias operando com pessoal reduzido durante todo o bloqueio, a fim de implementar o distanciamento social da forma mais eficaz possível, alguém poderia ser perdoado por acreditar que as empresas imobiliárias precisarão contratar pessoal adicional após a suspensão das restrições.
No entanto, embora esse possa ser o caso para algumas empresas, a tecnologia que foi aplicada em todo o bloqueio – incluindo soluções de trabalho remoto e IA – provavelmente negará a necessidade de contratações adicionais em muitas situações.
Por exemplo, várias agências imobiliárias adicionaram chatbots a seus sites. Isso significa que os clientes podem encontrar facilmente as respostas às suas perguntas mais simples, sem precisar enviar um e-mail a um funcionário da empresa – liberando tempo que antes seria gasto respondendo às perguntas.
A tecnologia deste tipo permite que mais seja feito por menos indivíduos, e essas soluções provavelmente serão levadas adiante muito além da pandemia.
“Muitas das tarefas manuais relacionadas ao administrador agora são automatizadas, o que significa que a necessidade de contratação para esses empregos diminuiu um pouco”, diz Ruban Selvanayagam, da empresa de compras de casas Property Solvers .
No local e fora do local
Muitas organizações optaram pela implementação do trabalho em casa durante todo o bloqueio, evitando que seus funcionários tenham que se deslocar em transporte público ou compartilhar um escritório com colegas de várias residências diferentes.
As reuniões presenciais com colegas de trabalho e clientes eram frequentemente substituídas por videoconferências, permitindo que os profissionais do setor trabalhassem de qualquer lugar com uma conexão à Internet.
Mesmo após o levantamento das restrições, é provável que muitas empresas continuem a utilizar o modelo de trabalho em casa por pelo menos parte da semana de trabalho, pois pode reduzir a quantidade de espaço de escritório necessária, permitir maior flexibilidade e auxiliar na realização de um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A indústria imobiliária foi capaz de implementar soluções remotas em relação às visualizações, bem como às operações internas. Muitas empresas criaram modelos interativos 3D e orientações em vídeo, que permitem que os compradores em potencial explorem em detalhes cada uma das propriedades que estão considerando.
Isso ajudou a evitar viagens desnecessárias e visitas ao local, permitindo uma lista de seleção mais eficaz, já que os visitantes de sites relacionados a imóveis puderam tomar algumas decisões sobre a adequação de um determinado imóvel sem precisar visitá-lo pessoalmente.
Licença
O esquema Coronavirus Job Retention implementado pelo governo ajudou milhares de empregadores durante o bloqueio inicial e depois. Isso permitiu que as empresas continuassem pagando aos funcionários licenciados até 80% de seu salário.
No momento em que este artigo foi escrito, o esquema foi definido para encerrar no final de setembro de 2021 – embora uma extensão não tenha sido descartada, pois continuamos a lutar contra novas variantes.
No entanto, graças às abordagens inovadoras utilizadas por muitas organizações voltadas para a propriedade, o setor imobiliário não está entre os que mais dependem desse recurso.
Isso significa que os trabalhadores provavelmente continuarão a exercer suas funções, apesar de quaisquer restrições remanescentes.
Além do mais, o número de trabalhadores licenciados de todas as indústrias na Irlanda do Norte caiu para menos de mil em maio de 2021.
É importante notar que o setor imobiliário não sobreviveu totalmente ileso à pandemia. Houve fechamentos e perdas de empregos como resultado dos desafios apresentados pelo COVID-19, e o futuro da indústria e seus níveis de emprego em curso dependerão fortemente da força do mercado imobiliário da Irlanda do Norte.
O futuro do emprego na propriedade
Como resultado da maior flexibilidade que se tornou possível devido à implementação de propriedades inovadoras e opções de trabalho remoto, agências imobiliárias, firmas de administração de propriedades e outras empresas relacionadas geralmente exigem equipes menores do que antes.
Além disso, se o setor entrar em recessão – o que certamente é possível, considerando o aumento do desemprego resultante da pandemia -, a taxa de contratação de novos funcionários no setor provavelmente continuará a diminuir.
No entanto, a propriedade está crescendo, assim como a indústria da construção, à medida que os trabalhadores domésticos buscam melhorar o ambiente atual. Na verdade, a partir de 19 de maio de 2021, os preços das casas aumentaram 6% em um ano , com o mercado imobiliário da NI correndo à frente de todas as outras regiões do Reino Unido.
Se essa tendência continuar, pode significar que os níveis de emprego dentro de uma série de campos de propriedades podem aumentar.